FVS-AM planeja voltar a imunizar pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades contra Covid-19

Foto: Silas Laurentino

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) estuda quantas doses da vacina contra a Covid-19 podem ser destinadas à população abaixo de 60 anos sem comorbidades no estado para retornar a vacinação. Durante a live do Governo do Estado desta sexta-feira (28), o Secretário estadual de Saúde, Marcellus Campelo anunciou que a FVS estuda o retorno da imunização por idade decrescente.

Segundo o secretário, a análise começou após a reunião com a Comissão de Intergestores Tripartite que ocorreu na última quinta-feira (27), em Brasília. Na ocasião, os estados foram autorizados a trabalharem a vacinação das pessoas sem comorbidades com menos de 60 anos.

Campelo afirmou que a FVS já iniciou os estudos para identificar o percentual de doses que poderão ser destinadas ao grupo. No entanto, ainda é necessário concluir a vacinação dos grupos prioritários já estabelecidos.

“Vamos terminar a imunização dos grupos e quando identificarmos o percentual dessas doses, os imunizantes serão distribuídos a todos os municípios”, declarou o secretário.

Apesar de não ser anunciada uma data para a vacinação, Campelo anunciou como será feita aplicação das doses no estado. A vacinação ocorrerá em ordem decrescente de idade. “É uma importante notícia que aí amplia a nossa esperança na cobertura vacinal abaixo de 60 anos que não tem comorbidades alguma. Lembrando que a priorização será por faixa etária decrescente, primeiro os mais velhos e sem seguida os mais novos”, finalizou Campêlo.