Anúncio Advertisement

FVS faz capacitação com servidores da Saúde para segurança de pacientes

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, até quinta-feira (18), a Oficina de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente para profissionais de saúde de 11 municípios do entorno de Manaus e Alto Rio Negro. A estimativa é que 175 profissionais que atuam na gestão dos serviços de saúde prestados à população participem do treinamento.

De acordo com a FVS, esta é a primeira turma e o treinamento deve ser ampliado para profissionais de todos os 62 municípios do Estado.

A oficina aborda todas as medidas necessárias para garantir a segurança em todas as etapas do atendimento ao paciente. “Estou sendo treinada aqui para ser uma multiplicadora no município e, desta forma, repassar, principalmente para equipe de enfermagem do hospital, a atualização dos protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e recomendados pela FVS, buscando diminuir o risco de infecção hospitalar”, disse a gerente de enfermagem do Hospital de Barcelos, Samyres Texeira.

Durante a capacitação serão abordados temas como “Protocolo de Segurança do Paciente e Indicadores de Segurança e Monitoramento de Desempenho”, “Gestão de Risco”, “Tipos de Eventos Adversos relacionados e Assistência à Saúde”, “Cadastro de Serviço de Saúde”, “Gestão pró-ativa de Segurança do Trabalho”, “Plano de Segurança de Serviço de Saúde” até a “Apresentação do Plano elaborado pelos Treinados”.

Com informações da FVS-AM.