FVS recebe 27 mil doses de pentavalente e diz que tem estoque suficiente

Na quinta-feira (16), o Amazonas recebeu 27 mil doses da vacina pentavalente do Ministério da Saúde (MS). Somadas a mais de 25 mil recebidas no último sábado (11), o estoque do estado fica normalizado com 52 mil doses. A vacina protege de doenças como difteria, coqueluche, tétano, meningite causada por bactéria Haemophilus e a hepatite B.

Segundo a diretora-presidente da Fundação em Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Costa Pinto, a nova remessa do insumo deixa estoque do estado é normalizado. “A falta da vacina no ano passado gerou uma demanda reprimida e, portanto, é importante reforçar junto à população que as crianças que não foram imunizadas com a pentavalente compareçam às unidades de saúde, para a atualização do cartão de vacina”, informou.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da FVS, Izabel Nascimento, alerta que a imunização completa acontece com a aplicação de três doses. “Para a criança ficar protegida contra essas doenças, é importante concluir o esquema da vacina e o reforço com a DTP (difteria, tétano e coqueluche)”, explica a coordenadora.

Nascimento informa que a vacina é aplicada em crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade. A quantidade média de doses de pentavalente aplicadas mensalmente no Estado é de 18 mil. Durante o ano de 2019, o Amazonas recebeu 159 mil doses. “Os reforços são em crianças aos 15 meses e aos 4 anos”, disse.

Com informações da assessoria da FVS