Gestores da capital e interior discutem fortalecimento da Saúde Mental no AM

Foto: reprodução

Nessa sexta-feira (31), um encontro virtual, entre secretários e coordenadores de Atenção Básica de Saúde da capital e interior, vai discutir o fortalecimento do trabalho da saúde mental no estado. O encontro será transmitido pelo aplicativo Mano, via plataforma Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), presente nos 62 municípios e cinco comunidades indígenas.

A live pretende alinhar estratégias para o Plano Estadual de Saúde de 2021, que está em fase de elaboração, e fortalecer o trabalho da Saúde Mental e das práticas integrativas no ambiente de trabalho.

De acordo com a coordenadora das Pics, que faz parte do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe), Maria de Lourdes Siqueira, o encontro vai proporcionar uma maior interação aos participantes e possibilitar um maior suporte aos municípios.

“A partir dessa troca de informações, a gente vai poder criar estratégias para o nosso plano estadual de 2021, já que muitas ações organizadas para 2020, em decorrência da pandemia, foram suspensas”.

Segundo ela, para melhor aplicação das políticas públicas, a Susam precisa conhecer a fundo as necessidades e dificuldades dos municípios, para então oferecer assessoria às  dificuldades apresentadas.

O evento é uma iniciativa da Coordenação de Práicas Integrativas Complementares (Pics) da Secretária de Saúde do Amazonas (Susam), em parceira com a Coordenação Estadual de Saúde Mental.