Gestores e secretários de escolas municipais participam de treinamento do Censo Escolar

Gestores e secretários das 498 escolas municipais da rede de ensino de Manaus iniciaram, nessa segunda-feira (18), o treinamento do Censo Escolar 2018. O encontro acontecerá até quarta-feira (20), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Maceió, bairro Parque Dez de Novembro. As escolas têm até o dia 31 de julho para fechar os dados no Sistema Integrado de Gestão Educacional do Amazonas (Sigeam), que serão enviados para o Ministério da Educação (MEC), por meio do sistema EducaCenso.

Os treinamentos para as Divisões Distritais Zonais (DDZs) serão divididos por horário. Na segunda, participaram as DDZs Leste 1 e 2; nesta terça-feira (19), será a vez das DDZs Sul, Centro- Sul e Norte e na quarta, último dia, as DDZs Oeste e Rural finalizam o treinamento.

De acordo com a chefe da Divisão de Informação e Estatística da Semed, Eliete Queiroz, todos os anos as escolas da rede realizam a migração e o fechamento antecipadamente das informações, evitando qualquer prejuízo à unidade de ensino. “Nós estaremos orientando todos os gestores e secretários ao preenchimento dos relatórios retirados do Sigeam e verificação das inconsistências, realizando as devidas correções. Logo em seguida, e com os dados todos corretos é migrado para o EducaCenso, fazemos o fechamento dos dados”.

Um dos pontos principais das orientações repassadas aos gestores e secretários foi a importância do preenchimento correto dos dados dos alunos como filiação do estudante não corresponde com a base da Receita Federal, problemas na Certidão de Nascimento nova, informação de deficiência incompatível, entre outras.

Sobre o censo

O Censo Escolar é aplicado anualmente em todo o Brasil, coletando informações sobre diversos aspectos das escolas brasileiras, com atenção especial para matrículas e infraestrutura das unidades. Todos os níveis de ensino são envolvidos no censo. No caso da Semed, participam as unidades de Educação Infantil e Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A realização do Censo é fundamental, uma vez que a escola que não realize o fechamento até a data limite, ficará sem receber verbas federais.