Gilberto Gil completa 80 anos de sabedoria e musicalidade

Orixá da brasilidade: Gilberto Gil completa 80 anos como referência na música — Foto: Niclas Weber

Morena acredita a força de Gilberto Gil está no conjunto da sua história, o que envolve a música, suas lutas sociais e a participação política. “Fico em dúvida se a gente vai ter artistas que carregam tanto do que ele carrega”, compEm uma postagem recente em suas redes sociais, Gilberto Gil escreveu sobre se tornar ancestral e ser eternizado: “O legado é esse, qualquer fragmento é parte da totalidade”. Hoje, se tornou comum os admiradores o classificarem como um “orixá vivo” entre nós. E a essa prática ele responde com serenidade: “E qual é o problema? É deles que eu venho”.

Neste domingo (26), Gilberto Gil completa 80 anos e a maior de todas as certezas é que ele se consolidou como um dos maiores artistas da música brasileira.

Gilberto Passos Gil Moreira é tradição. Sua canção passeia por uma Salvador do passado, onde negros não entravam nos clubes sociais nem pelas portas de serviço. Ao mesmo tempo, ele é a cara da atualidade, seja ao se engajar nas causas sociais ou na dancinha da Galinha Pintadinha ao lado da neta.

Imortal da Academia Brasileira de Letras, ex-ministro da Cultura do Brasil, Gil é dono de uma das maiores trajetórias culturais da história do Brasil.

“A importância de Gil está além do musical e dos trabalhos desenvolvidos. Ele integra uma geração de artistas ícones”, comenta Carol Morena, produtora cultural e curadora de festivais .

44Morena acredita a força de Gilberto Gil está no conjunto da sua história, o que envolve a música, suas lutas sociais e a participação política. “Fico em dúvida se a gente vai ter artistas que carregam tanto do que ele carrega”, completa.

O jornalista Osmar Marrom Martins, amigo da família Gil, vê no artista a tranquilidade que o próprio cantor trouxe para Dorival Caymmi na canção Buda Nago. “”Gil é uma pessoa tranquilíssima. É zem, sem vaidade e estrelismo. Trata todo mundo bem.”

Fã declarado, Martins o define como “homem de uma obra maravilhosa”.