Governador descumpre promessa e peritos Criminais do Amazonas continuam sem pagamento da data-base (ver vídeo)

No final de 2021, o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil), concedeu reajuste para quase todas as categorias do estado, porém os Peritos Criminais foram os únicos que não receberam nenhum tipo de reposição das perdas salariais. Os peritos do Estado do Amazonas não recebem data-base desde 2015. Essas informações foram repassadas ao Radar pelo presidente do Sindicato dos Peritos do Estado do Amazonas (SINPOEAM), Ilton Soares.

Em vídeo, postado nas redes sociais, o governador aparece fazendo promessas e aproveitando pra fazer propaganda do seu governador, se utilizando de direitos trabalhistas dos servidores públicos que nada mais são do que obrigação e não favor. (vídeo no final da matéria.

Ilton Soares lembra que, em abril deste ano, o governador se reuniu com representantes da categoria e garantiu um aporte financeiro para pagamento de atrasos referente as datas-bases pelo menos dos anos de anos de 2019 e 2020, mas tudo não passou de promessas.

“Na reunião que tivemos, o govenador admitiu que os peritos estão há muito tempo sem data-base e falou que no momento o que ele poderia aportar para categoria era um valor de 4,2 milhões/ano. Após a reunião, foi realizado um cálculo junto a Secretaria de Estado da Administração que apontou o que seria possível suprir com o dinheiro disponibilizado pelo menos o pagamento de dois anos de atraso “, explicou o presidente do Sindicato dos Peritos do Estado do Amazonas (SINPOEAM) Ilton Soares.

Durante a reunião, o governador afirmou ainda que pagaria as datas bases atrasadas dos peritos e também dos delegados de Polícia Civil. “Mas, realizou o pagamento apenas dos delegados que receberão o montante no mês de maio”, explicou o sindicalista.

“Nós estamos esperando que o projeto de lei seja enviado para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas com o pedido de pagamento. A categoria espera que o senhor governador, Wilson Lima, cumpra de fato o que foi prometido na reunião que tivemos com ele em abril deste ano”, enfatizou o presidente.

Relembre:

O governador Wilson Lima vai encaminhar à ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas) projeto de lei de integralidade e paridade da Polícia Civil do Estado em relação à aposentadoria da categoria. O anúncio foi feito durante reunião, na sede do Governo do Estado, zona oeste de Manaus, com representantes dos sindicatos dos delegados, comissários, investigadores, escrivães e peritos.

“Vamos encaminhar para Assembleia Legislativa, no prazo de aproximadamente 10 dias, a lei que regula e disciplina a questão da previdência para garantir que esses servidores continuem tendo seus benefícios todas as vezes que os policiais da ativa forem beneficiados, como reconhecimento aos serviços prestados à sociedade amazonense”, destacou o governador.

A lei vai assegurar aposentadoria à categoria, com os proventos correspondentes à remuneração do cargo efetivo ocupado antes de entrar em inatividade.

Wilson Lima anunciou, ainda, o pagamento de parte do escalonamento de investigadores e escrivães e data-base atrasada dos peritos e dos delegados. Ele disse, também, que as negociações em relação às demandas dos servidores administrativos e às promoções e redistribuições continuam.

“Ficou acordado que a gente vai pagar este ano R$ 20 milhões referentes ao escalonamento dos investigadores e escrivães, vamos pagar datas bases atrasadas dos peritos e também dos delegados de Polícia Civil. Nós estamos também discutindo a questão dos administrativos e também a questão das promoções e da redistribuição, esse é um governo que escuta as pessoas, que dialoga”, diz Wilson Lima elogiando seu governo.