Governador diz que fumaça sobre Manaus é “importada” de outros Estados

JOSÉ MELO_FOCOS DE QUEIMADAS NO AMAZONAS

Dizendo estar baseado em relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o governador professor José Melo  informou que a fumaça que se concentra sobre a Região Metropolitana de Manaus nos últimos dias é proveniente de queimadas no Estado do Pará e do Maranhão. Segundo o governador o relatório apresentado pelo Inpe, com dados de 1º e 2 de dezembro de 2015, mostram a distribuição de focos de calor na Amazônia Brasileira, revelando a concentração na porção norte do Estado do Maranhão e central do Estado do Pará, fontes de emissão de fumaça na região, que estaria sendo deslocada pelas correntes de vento de leste nas últimas 24 horas.

O governador José Melo falou sobre o assunto na manhã desta quarta-feira, durante o lançamento do Plano de Intensificação de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika vírus, na sede do Governo. Ele disse que, ao perceber que a fumaça havia voltado, pediu explicação à área ambiental que constatou ser a mesma “importada” de outros Estados.

“Como os ventos mudaram de direção nos últimos quatro dias, eles trouxeram essa fumaça para cá. O trabalho que nos estamos fazendo na Região Metropolitana e nos outros municípios deu resultado. O Inpe deu toda a imagem de satélite nos últimos 20 dias e a redução foi substancial nos focos que tinham em relação a quando nós iniciamos os trabalhos. Portanto, essa é uma fumaça importada”, garantiu o governador.