Governo do Estado incentiva produção do látex distribuindo kits aos seringueiros em Manicoré

seringa 3

Visando incentivar cada vez mais a produção de látex de borracha, o Governo do Estado do Amazonas, disponibilizou em Manicoré, a 333 quilômetros em linha reta de Manaus, no último dia 18, a mais de 200 seringueiros, das comunidades do Igarapezinho e Capanã, kits para extração do produto, a solenidade ocorreu Centro Juvenil Salesiana.

De acordo com o prefeito Lúcio Flávio Rosário (PSD), Manicoré, é o maior produtor de borracha do estado chegando à marca de 300 toneladas na safra do ano passado no período julho a dezembro.

Para incentivar ainda mais a produtividade no município, Lúcio Flavio, disse que vai pagar a subvenção da borracha no valor de R$ 0,70 (setenta centavos) por quilo produzido.

O secretário de Produção Rural, Eron Berzerra, que participou da entrega, disse que a iniciativa da administração Omar Aziz, faz parte de um pacote de ações para multiplicar a produção da matéria-prima da borracha.

Atualmente, são produzidas 800 toneladas e até em 2014, a meta é chegar a cinco mil toneladas anuais. A produção do Amazonas, abastece duas indústrias de beneficiamento, uma em Iranduba e a outra em Manicoré.

Para o seringueiro, Raimundo Nascimento, de 63 anos, que desde os 8, trabalha na extração do látex, a distribuição dos kits, demonstra que o governo do estado está valorizando o produtor. “Com estes incentivos, cada vez mais ficará mais fácil ampliar a produção em nosso município e no estado”, acrescentou.