Governo e Prefeitura decretam ponto facultativo nesta quinta-feira

O Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus decretaram ponto facultativo, nesta quinta-feira (1º) por conta do Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro.

Por conta do ponto facultativo e do feriado do Dia dos Finados, nesta sexta-feira (2), o expediente nas repartições públicas, autarquias e fundações do Estado retornará à normalidade na segunda-feira (5). O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e o Ministério Público do Estado (MPE-AM) também decretaram ponto facultativo nesta quinta.

As unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas. Nas unidades básicas de saúde o atendimento será interrompido, mantendo-se os atendimentos de urgência e emergência, como o SAMU 192 Manaus, que irá manter o plantão 24h, atendendo as chamadas telefônicas de urgência pelo número 192.

A Maternidade Moura Tapajóz, localizada na avenida Brasil, 1.335, Compensa, zona Oeste, também estará aberta 24 horas e haverá atendimento normal na sala de vacinação da UBS José Rayol dos Santos, que está funcionando temporariamente nas dependências do Hemoam, para vacinação antirrábica humana. No sábado (3), as dez Unidades de Saúde de horário ampliado funcionarão normalmente, das 8h às 12h.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Policlínicas, Centros de Especialidades Odontológicas, Laboratórios, Farmácias Gratuitas e Centros de Atenção Psicossocial suspendem as atividades a partir de quinta-feira, retornando na segunda-feira (5).

Limpeza

Os serviços da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) funcionarão normalmente durante a quinta-feira (1º). Já no feriado do Dia de Finados, serviços de varrição e coleta entram em ritmo de plantão, focando a maior parte do efetivo da secretaria para os cemitérios da capital, que receberão visitação em massa da população. Serão cerca de 350 trabalhadores mobilizados nos seis cemitérios urbanos durante e depois do evento.

No sábado (2), um mutirão de limpeza com 300 agentes atuará nos arredores dos cemitérios e o restante do efetivo estará dividido nas principais avenidas da cidade com varrição. A coleta é normal para esse dia. No domingo (4), coleta e limpeza urbana funcionam em ritmo de plantão.

Comércio popular

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa que nesta quinta-feira, o Shopping Phelippe Daou, na zona Leste, as Galerias Populares dos Remédios e Espírito Santo e o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, no Centro, funcionam normalmente.

Na sexta-feira, os horários serão diferenciados por conta do feriado. As Galerias Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento e Remédios, na rua Miranda Leão, funcionam das 8h às 15h. O Mercado Municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, funciona das 6h às 12h. Já o Shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, não abrirá suas portas.

No sábado, as Galerias funcionam das 8h às 17h. O Mercado Adolpho Lisboa das 6h às 17h. No Shopping Phelippe Daou, as lojas funcionam das 8h às 20h e a Praça de Alimentação segue até às 22h.

No domingo, a Galeria dos Remédios permanece fechada, mas a Galeria Espírito Santo recebe o público até às 13h. O mercado Adolpho Lisboa encerra suas atividades ao meio dia e no Shopping Phelippe Daou as lojas fecham às 20h, com a Praça de Alimentação funcionando até às 22h.