Governo Federal divulga em Manaus relatório sobre redução da miséria, mortalidade infantil e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

vacina 2

Representantes da Secretaria-geral da Presidência da República e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão vão apresentar à imprensa e a sociedade civil, os indicadores oficiais de cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que inclui acabar com a fome e a miséria, oferecer educação básica de qualidade, promover a igualdade entre sexos e a valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a aids, a malária e outras doenças, promover a qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente e trabalhar pelo desenvolvimento. O encontro acontece quarta-feira,19/11, das 09h às 12h no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, localizado à Av. Mario Ypiranga, 3950 bairro Parque Dez, Zona Sul.
A divulgação do relatório de Acompanhamento dos ODM está na 5ª edição e tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Articulação de Políticas Públicas aos Movimentos Sociais e Populares (Searp) e do Movimento Nós Podemos Amazonas. Segundo a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, a redução da pobreza extrema e da mortalidade na infância são as principais pautas executadas com sucesso no Brasil. Os dados serão tema de destaque no evento, pois, foram alcançados antes de expirar o prazo, final de 2015, e consta na redução, em dois terços, da mortalidade de crianças antes de completarem cinco anos de idade. Ou seja, caiu de 53,7 óbitos por mil nascidos vivos em 1990 para 17,7 em 2011.

O relatório é composto por vários dados, divididos por Estado, sobre o andamento do alcance das metas, com avanços e deficiências. Os ODM foram propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000 em 191 países, incluindo o Brasil. Esse compromisso tem prazo para ser cumprido até o final de 2015, período em que os objetivos passam a ser de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no uso eficiente dos recursos naturais em todo o planeta.