Governo realiza último pagamento de indenizações às vítimas do incêndio no Educandos

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Foi realizado nessa quinta-feira (28), o terceiro e último pagamento de indenização a 138 famílias vítimas do incêndio ocorrido no bairro Educando em dezembro de 2018. De acordo com a Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), o Governo do Estado disponibilizou R$ 11,3 milhões em recursos para indenizar 427 famílias no total.

“Eu acompanhei a situação do bairro Educandos e hoje estou tendo aqui a oportunidade de estar com os secretários e com a Defensoria Pública concretizando o pagamento dessas indenizações. Isso significa respeito e cidadania para essas pessoas, é um acalento num momento de pandemia, num momento em que as pessoas perderam empregos, sua renda. Aqui cumprimos mais uma vez o nosso compromisso com o social”, afirmou o governador.

Neste lote, serão 72 contemplados com cheques-moradia no valor de R$ 35 mil, nove proprietários não moradores receberão R$ 15 mil cada e 57 inquilinos/cedidos beneficiados receberão auxílio-moradia no valor de R$ 6 mil.

A assinatura do Termo de Recebimento e Recibo pelas famílias acontece na sede da Suhab (alameda Cosme Ferreira, 7.600, Coroado III), em horários previamente agendados, para evitar aglomerações. A lista dos beneficiados está disponível no site www.suhab.am.gov.br.

Para a diretora-presidente da Superintendência, Keilla Cunha, os pagamentos mostram que o Governo do Estado segue cumprindo com os cronogramas da área social durante a pandemia.

“Isso para nós é um motivo de grande alegria, porque nós sabemos do sinistro que aconteceu e hoje também, em plena pandemia, nós estamos conseguindo pagar essas famílias. Sabemos que isso será uma grande ajuda”, acrescentou.

Trabalho integrado

De acordo com a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Caroline Braz, o pagamento das indenizações envolveu um trabalho integrado entre os órgãos estaduais para levar assistência às famílias vitimadas pelo incêndio.

“Nós encontramos muitas crianças traumatizadas, que não conseguiam dormir ou ir para a escola, por isso as secretarias se uniram e nós realizamos o atendimento psicológico dessas crianças. O êxito foi tão grande que passamos a atender também os idosos. Fizemos também muitas ações de documentação para que essas pessoas pudessem ter acesso a esses benefícios, e todo esse acompanhamento nesse período para que essas pessoas pudessem refazer suas vidas, com a questão de alimentos por meio da Defesa Civil”, pontua a secretária.

O trabalho intersetorial envolveu, ainda, a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), de onde saíram os recursos para os pagamentos das famílias.

A Afeam ofertou uma linha de financiamento especial de crédito para as pessoas que optaram por recomeçar a vida por meio do empreendedorismo. Além disso, a Agência também anistiou dívidas de clientes credenciados que tiveram perdas no incêndio.

(*) Com informações da Secom