Especial Publicitário

Homem: o cuidado com a saúde é por toda a vida

Por: Secretaria Municipal de Comunicação
conteúdo de responsabilidade do anunciante

Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem. Tempo de entender que o cuidado com a saúde é prioridade e por toda a vida. Por isso, é necessário conhecer as doenças que atingem predominantemente os homens e ficar atento aos sintomas.

Se você faz parte desse público-alvo, previna-se. Fique em dia com a sua saúde de novembro a novembro.

Procure uma Unidade de Saúde e faça exames regularmente.

Quais são as principais doenças?

– Ejaculação Precoce

É caracterizada pela incapacidade do homem em manter ereção por tempo suficiente para satisfazer a si e à (ao) companheira(o). Pode ser por período longo ou temporária. Esse problema afeta principalmente homens na adolescência e na melhor idade. Procure um profissional capacitado para o diagnóstico e tratamento de sua disfunção.

– Câncer de Próstata

É incomum em homens com menos de 50 anos. Porém, depois desta idade, torna-se mais comum a cada década. O diagnóstico precoce é realizado somente com a presença de sintomas como: dificuldade para urinar, jato urinário fraco, dificuldade de ereção e sangramento pela uretra.

– Acidentes

Os mais comuns sofridos pelo homem são os de trânsito, ocasionados muitas vezes por imprudência, consumo de álcool e drogas.

Você sabia?

● Os homens têm mais doenças do coração, colesterol elevado, diabetes, hipertensão e tendência à obesidade;
● Muitas vezes acham que não vão adoecer, por isso não se cuidam;
● São mais expostos a álcool e outras drogas;
● Geralmente têm medo de descobrir doenças;
● Não procuram regularmente os serviços de saúde e quando procuram, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados;
● São mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho;
● Muitos são envolvidos em situações de violência;
● Vivem, em média, 7 anos menos que as mulheres.

Fique atento e cuide da sua saúde:

– Imunização

É necessário manter a carteira de vacinação atualizada para não desenvolver formas graves das doenças como: hepatite, febre amarela, difteria, tétano, etc. Procure uma Unidade de Saúde para atualização de suas vacinas.

– Saúde Bucal

Os homens são mais propensos a desenvolver câncer bucal e outras complicações por serem mais negligentes nos cuidados bucais. Além do mais, abusam de hábitos como beber em excesso e fumar. Procure seu dentista regularmente ou a cada 6 meses e mantenha a higiene bucal em dia.

– Sexualidade

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são bastante comuns entre homens e mulheres e a prevenção ainda é a melhor pedida. Adote:

● Redução do número de parceiras(os) sexuais;
● Caso diagnosticado, faça seu tratamento e de seu parceiro corretamente;
● Use preservativos durante o ato sexual;
● Verifique junto ao profissional o melhor método de contracepção.

– Tabagismo

É considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo e pode levar ao câncer de pulmão. A Secretaria Municipal de Saúde possui ambulatórios especializados com equipe multiprofissional e pode ajudá-lo a parar de fumar. O profissional da Atenção Básica irá encaminhá-lo às unidades de referência.

– Álcool e Outras Drogas

Apesar do álcool (droga lícita) possuir grande aceitação social, o seu consumo pode causar dependência, excesso de peso e mudança de comportamento. Quando em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde pública, pois causa acidentes de trânsito, violência e alcoolismo. As drogas ilícitas (cocaína, crack, etc.) não são diferentes do álcool, pois costumam causar dependência, problemas circulatórios, cerebrais e respiratórios, levando à morte.

– Paternidade Responsável

É direito dos homens participar do acompanhamento da gestação, do parto e dos cuidados da criança, além de promover ambientes adequados para o crescimento e desenvolvimento infantil, combatendo a violência, o que possibilita a todos uma melhor qualidade de vida e vínculos afetivos saudáveis.

Mais informações

Ligue para o Disque Saúde no 0800-28-08-280 ou acesse semsa.manaus.am.gov.br