Hospital de Barreirinha é inundado pela enchente e pacientes são transferidos para escola

Foto: divulgação

A Unidade Hospitalar Coriolano Cidade Lindoso, situada no município de Barreirinha (distante 330 km de Manaus), está sendo invadida pela subida das águas dos rios Paraná do Ramos e Andirá. Para dar continuidade aos atendimentos e evitar transtornos, a Prefeitura do município decidiu transferir os pacientes para a Escola Municipal Hilma Dutra.

De acordo com a diretora do hospital, o prédio da unidade não será totalmente desativado. “Os atendimentos de urgência, emergência, internações hospitalares e Sala Rosa vão ser transferidos para a escola, no entanto, cirurgias eletivas, urgência e emergência, partos normais, raio-x, eletrocardiograma, laboratório e a parte administrativa vão continuar funcionando na unidade”, explica a diretora.

A cheia dos rios já ultrapassou a cota máxima de 9,32 metros. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Charles Duarte, o município está tomando todas as providências para ajudar as famílias atingidas pela enchente.

“Nove bairros e 27 comunidades foram atingidas pelas águas, nós estamos auxiliando na logística das mudanças e temos um abrigo para aqueles que não têm para onde ir, além de construir pontes em todas as áreas alagadas”, ressalta.

As equipes da Secretaria de Saúde estão trabalhando para que a mudança no atendimento para a Escola Hilma Dutra aconteça o mais breve possível. A previsão é que a mudança completa seja feita até o próximo sábado (15/5).

(*) Com informações da assessoria