Hospital de Manaus faz triagem para operar crianças e adolescentes com lábio leporino

 

Com o objetivo de reduzir a fila de espera por cirurgias de correção de fissura labiopalatal e cirurgias pediátricas, o Hospital Infantil DrFajardo inicia uma triagem com pacientes de 0 a 17 anos, em Manaus. A expectativa é de que até 140 cirurgias sejam realizadas.

A triagem será realizada nos dias 28 e 30 de setembro, no horário da manhã e tarde. Serão atendidos cem pacientes, sendo que 45 devem ser encaminhados para realização de cirurgia durante a campanha e os demais entrarão na agenda de rotina da unidade.

O diretor do hospital, Aly Nasser Ballut, disse que a meta de cirurgias deve atender crianças da capital, interior e até de outros estados. “Essa meta é para alcançar 45 crianças em uma semana de cirurgias. As crianças normalmente vêm do interior do estado, da capital, de outros estados como Roraima, Rondônia, além de comunidade indígena. As que excederem esse número vão ficar encaixadas para rotina que é feita no hospital. Toda semana é feito uma rotina de cirurgia”, explicou.

Inédito

A unidade ainda vai realizar, pela primeira vez, mutirão de cirurgia pediátrica, atendendo pacientes com idade de 30 dias a 14 anos, 11 meses e 29 dias, para os procedimentos de herniorrafias inguinais e umbilicais; fimoses e lises de aderência prepucial; hidrocelectomias; varicocelectomias; frenotomias línguais; lise de sinéquia vulvar; e exéreses cutâneas (apêndice pré-auricular, dedos extranumerários não articulados, etc).

A previsão é que cem cirurgias sejam realizadas entre os dias 18 a 22 de outubro. As consultas de triagem, com meta de atender 125 pacientes, serão realizadas entre os dias 13 a 15 de outubro. E

Para os dois mutirões de cirurgias, as consultas devem ser agendadas com antecedência por meio dos contatos: (92) 3131-3606, 3131-3639, 3131-3623 e 98413-0887.

Para os pacientes oriundos do interior, o agendamento pode ser realizado pelo Serviço Social ou Casa de Apoio do município de origem. Os agendamentos também podem ser realizados na recepção do ambulatório do hospital, no horário de 9h às 15h.

(*) Com informações da assessoria