Idosos de 69 anos são imunizados contra Covid-19 nesta segunda-feira (1º); confira os pontos de vacinação

Foto: Divilgação Semcom

A vacinação contra a Covid-19 de idosos entre 65 a 69 anos começam nesta segunda-feira (1º), em seis pontos diferentes em Manaus. Para este primeiro dia, as primeiras pessoas que vão receber a vacina serão as de 69 anos. Os idosos que fazem parte deste grupo devem se cadastrar no site ‘Imuniza Manaus‘.

Conforme a prefeitura, a vacinação segue o calendário de atendimento organizado em ordem decrescente, ou seja, em cada dia da semana, um grupo por idade vai ser vacinado.

A chefe da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Isabel Hernandes, explicou que será destinado um dia para cada idade, completando o período de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h. O sábado será reservado para a vacinação dos que não puderam comparecer aos postos durante a semana.

Veja o cronograma de vacinação:

Segunda (1º): Pessoas com 69 anos

Terça (2): Pessoas com 68 anos

Quarta (3): Pessoas com 67 anos

Quinta (4): Pessoas com 66 anos

Sexta (5): Pessoas com 65 anos

Sábado (6): Pessoas de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana

O planejamento da Semsa é vacinar essa faixa etária em uma semana e, na semana seguinte, dar início à vacinação dos que têm entre 60 e 64 anos. Os dois grupos fazem parte das populações prioritárias do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.Para as duas faixas de idade, Manaus recebeu do Ministério da Saúde, na última sexta-feira (26), o total de 64.440 doses de vacinas Astrazenca/Oxford e CoronaVac/Sinovac.

O quantitativo, que inclui 5% de reserva técnica, é suficiente para vacinar 100% da população de 65 a 69 anos, o que representa 47.564 pessoas, e 10,2% dos que têm de 60 a 64 anos, o que corresponde a 6.905 pessoas, conforme a prefeitura.

“Com as doses recebidas serão contemplados todos os idosos de 65 a 69 anos, além dos 10% dos que têm entre 60 e 64 anos, os 90% restantes dessa faixa etária serão atendidos conforme o envio das novas vacinas pelo Ministério da Saúde”, disse Hernandes.

Veja endereços dos postos de vacinação para idosos e trabalhadores da saúde (de segunda a sábado, das 9h às 16h)

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM: Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962, bairro Colônia Terra Nova

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola: Rua Gandú, 119, bairro Cidade Nova

Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Avenida Silves, 2.222, bairro Crespo

Estacionamento da Universidade Paulista (Unip): Avenida Mário Ypiranga, 3.490, bairro Parque Dez de Novembro

Clube do Trabalhador do SESI: Avenida Cosme Ferreira, 7.399, bairro São José I

Balneário do Sesc: Avenida Constantinopla, 288, bairro Alvorada