Idosos insistem em pegar filas de agência bancárias na capital

 

Foto: Radar Amazônico

Mesmo diante da pandemia de coronavírus no mundo todo, inclusive no Amazonas, várias pessoas continuam nas ruas da capital. Na manhã desta terça-feira (24), o Radar flagrou alguns idosos aglomerados na fila de uma agência bancária, localizada na rua Sete de Setembro, no Centro.

No local, os idosos estavam aguardando pelo atendimento do banco. A atitude vai na contramão do que recomenda o Ministério da Saúde, para que as pessoas, principalmente idosos que fazem parte do grupo de risco, fiquem em casa. Na fila do banco, as pessoas não estavam sequer há um metro de distância uns dos outros, como também recomenda o MS.

Após a constatação da situação, a Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) esteve no local para apurar o caso e recomendou aos bancos da capital para que organizem as filas para uso dos caixas eletrônicos, em especial nos dias de maior demanda, como os de pagamento.

De acordo com a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão, foi recomendada a atenção às informações contidas na Nota Técnica (001/2020 – Visa/Subgs/Semsa), disponível no site oficial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) (semsa.manaus.am.gov.br), onde estão reunidas as orientações gerais da Visa Manaus para o enfrentamento do novo coronavírus.

Na nota, a orientação expressa para locais de atendimento ao público, incluindo agências bancárias, é desestimular a formação de fila e manter o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas; reforçar a higienização dos teclados e das máquinas de pagamento; e disponibilizar álcool em gel 70% nas áreas de circulação, nos pontos de entrada e saída dos clientes e próximo aos locais de contato manual frequente, como as máquinas, corrimãos e portas.

No documento, a Visa também orienta para o asseio geral das instalações, o uso preferencial de canais de atendimento remoto para evitar o deslocamento e a aglomeração das pessoas.