Imagens da vacinação de secretários da Prefeitura de Manaus são entregues à Justiça

Foto: Secom

Na última segunda-feira (8), a Prefeitura de Manaus entregou, à Justiça Federal, dois HDs com imagens de câmeras de segurança com os registros do primeiro dia de vacinação contra a Covid-19, ocorrido em 19 de janeiro, em uma unidade básica de saúde do município. A entrega atende a um pedido da juíza Jaiza Fraxe.

Em posse das imagens, a Justiça analisará se os secretários municipais de Saúde, Shádia Fraxe, de Limpeza Urbana, Sabá Reis, além do sub-secretário de gestão em saúde do município, Luis Cláudio de Lima Cruz, receberam as doses neste dia e nesta unidade. O pedido das imagens atendeu à solicitação das Defensorias Pública da União (DPU) e do Estado (MPE), assim como dos Ministérios Públicos Federal, Estadual e de Contas.

Os servidores do município são acusados de furar fila, embora tenham sido listados no grupo prioritário de trabalhadores da saúde em uma lista divulgada pela Prefeitura de Manaus. O MPAM chegou a pedir a prisão do prefeito David Almeida e da secretária de Saúde.

A prefeitura atendeu ao pedido dias depois, após ter solicitado a extensão do prazo, alegando que as imagens estariam sob posse de uma empresa terceirizada.