Imagens de desaparecidos poderão ser divulgadas em locais de grande circulação

Foto: Reprodução/ Internet

O Projeto de Lei (PL) nº 454/2020, de autoria do deputado Roberto Cidade (PV) propõe a divulgação de imagens de desaparecidos em locais de grande circulação como shoppings centers e casas de shows. O PL apresentado pelo parlamentar prevê a criação de convênios entre o governo e as empresas privadas com o objetivo de facilitar a localização de pessoas desaparecidas.

Segundo o PL seriam instalados cartazes ou telões nas praças de alimentação e principais corredores dos estabelecimentos, onde seriam divulgadas fotos e informações sobre as pessoas desaparecidas.

O parlamentar usou dados do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), que registrou no ano de 2019, apenas em Manaus, 989 novos desaparecimentos. Isso representou um aumento de 21,9% em comparação ao ano anterior, quando 772 pessoas foram dadas como desaparecidas. O índice de pessoas encontradas diminuiu, de 10,3% (80 pessoas) em 2018 para apenas 4,66% (46) no ano de 2019.

“A medida apresentada é útil e eficaz”, afirmou o deputado, explicando que “centenas de pessoas tem acesso a casas de shows e shoppings, aumentando o potencial de divulgação de suas informações”.

(*) Com informações da Assessoria.