Índice de mortes por câncer de próstata reduz nos últimos anos no Amazonas, aponta FVS

Foto: Divulgação

O Amazonas apresentou uma leve redução de óbitos por câncer de próstata, levando em consideração os últimos cinco anos. De 2015 a 2020 (até outubro), houve redução de 24% na quantidade de casos conforme os dados do Núcleo de Sistema de Informações (Nusi), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

A tendência de queda nos óbitos por câncer de próstata é verificada desde 2015 até outubro de 2020. Foram registrados 198 óbitos pela doença em 2015; 180 óbitos em 2016; 175 em 2017; 169 em 2018; 182 em 2019; e 150 de janeiro a outubro de 2020.

“É uma tendência muito sutil, mas são estatísticas de câncer de próstata no Amazonas e que são muito semelhantes aos dados do país”, apontou o epidemiologista Ronildo Baiatone Alencar, da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdant), da FVS-AM.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a neoplasia de próstata é a segunda maior causa de morte no país, perdendo apenas para o pulmão. Além disso, 70% dos óbitos no Amazonas, por câncer de próstata, ocorrem na faixa etária maior de 70 anos.

“Um dos principais fatores relacionados ao câncer de próstata ainda é o diagnóstico tardio da doença. Estudos demonstram que o diagnóstico e a identificação do nódulo precocemente aumentam a chance de cura de 95% a 100%”, detalhou o cirurgião oncológico da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Paulo Mendonça, que também palestrou no evento.

Prevenção

 A campanha Novembro Azul marca o mês de novembro com a conscientização dos homens para o diagnóstico precoce e prevenção ao câncer de próstata. Uma das medidas preventivas para essa doença é a prática regular de exercícios físicos.

“A atividade física previne todas as doenças, inclusive as doenças crônicas. Faz com que a pessoa saia do sedentarismo, crie novas rotinas e perspectivas de saúde”, apontou a técnica do Gdant/FVS-AM, Ângela Cerdeira, que abordou sobre a importância do exercício físico como forma de prevenir a doença.

Outras formas de prevenção ao câncer de próstata é manter a regularidade ao médico urologista e uma alimentação saudável e balanceada.

(*) Com informações da assessoria da FVS-AM