Indígenas participam da 4ª Edição da Caravana Social de Inclusão e Cidadania promovida pelo Iapoam

Foto: divulgação

O Instituto de Apoio aos Povos Originários da Amazônia (Iapoam) promove a 4ª Edição da Caravana Social de Inclusão e Cidadania aos Povos Indígenas da Amazônia até a próxima sexta-feira (14) de maio. O evento inicia hoje (13), e será realizado na sede da instituição, localizada na Rua Saldanha Marinho nº 717, centro, onde serão ofertados diversos serviços para indígenas no horário de 9h às 11h e de 13h às 15.

Nesta quinta-feira (13), serão oferecidas mais de 2 mil bolsas de estudo para indígenas com idade a partir de 15 anos. Os interessados em se qualificar podem escolher entre 14 cursos como: Administração, Saúde Bucal Indígena, Agente de Saúde, Enfermagem, Informática Básica e Avançada, Barbeiro.Também serão emitidas a segunda via da certidão de nascimento assim como a de RG.

Na sexta-feira (14), um clínico geral e um pediatra irão realizar atendimentos e encaminhamentos para médicos especialistas caso aja necessidade. Um farmacêutico entregará para os pacientes, que estiverem munidos de receitas, os remédios coletados em doações. Palestra sobre saúde bucal e de inclusão previdenciária fecharam o evento.

A expectativa da organização é de atender mais de 500 indígenas. “A caravana iniciou no dia 10 e finaliza no dia 14 de maio ofertando diversos serviços gratuitos ou com valor reduzido como as matrículas nos cursos de qualificação que custam apenas R$ 25”, explicou Kamila Katusawa, presidente do Iapoam. Para facilitar o acesso, os inscritos devem apresentar o Registro Administrativo Indígena (RANI).

No local, não será realiza inscrição para atendimento imediato. Os atendidos passaram por um processo de triagem on line que terminou no dia 5 de maio. Quem não conseguiu fazer a inscrição terá nova oportunidade no mês seguinte. O Iapoam irá realizar a 5ª edição da caravana em junho. Informações e agendamentos podem ser realizados pelo whatsApp 92310710. Somente serão atendido quem for aprovado na triagem on line.

A ação tem como parceiros a Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o Instituto Ingrid Guimarães, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS).

Serviço

O que: 4 ª Edição da Caravana Social de Inclusão e Cidadania aos Povos Indígenas da Amazônia

Local: Rua Saldanha Marinho nº 717, centro

Quando: Até 14 de maio

Horário: 9h às 11h e de 13h às 15

Contato: Kamila Katusawa, presidente do Iapoam

Celular: 99409.3222