
De acordo com a tia dele, Mari Izabel de Oliveiro Gatinho, no dia em que desapareceu, Diego foi visto saindo às 21h35 do apartamento onde mora, situado na avenida Pedro Teixeira, bairro Flores, zona centro-sul da capital.
O segundo curso do programa “Inova Jovem”, do Governo Federal, foi iniciado nessa segunda-feira (9), na Escola Estadual Professor José Bernardino Lindoso, bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus. O tutor da capacitação, Matheus Rosário, falou sobre o curso, que tem duração de uma semana.
“O objetivo é capacitar os jovens de maneira empreendedora e viabilizar alternativas para que possam começar ou mesmo dar andamento ao próprio negócio. O projeto visa atingir principalmente aqueles que estão em áreas de maior incidência de crimes ou problemas sociais. Ao final do curso, queremos que esses jovens sintam-se preparados para o mercado de trabalho e possam atuar de maneira independente para realizar seus sonhos”, disse.
O industriário Huberlanio Farias, de 26 anos, sonha montar uma escola de futebol para jovens a partir de 16 anos e viu no curso uma oportunidade de realizar esse desejo. “Moro no bairro Alfredo Nascimento, zona Leste, e há três anos formei o time Olímpia F.C.. Mais do que ter uma escola de futebol, quero também proporcionar um ambiente em que os jovens se sintam acolhidos e possam passar longe do mundo das drogas e das coisas erradas e encontrem no esporte, a motivação para serem pessoas melhores e mais felizes”, afirmou.
Empreendedorismo – Moisés Simões, de 22 anos, participou do curso de empreendedorismo pelo programa “Inova Jovem” e tornou-se microempreendedor. Morador do bairro São José, na zona leste, Moisés comercializava seus produtos em uma feira no local onde reside e começou a ter grande visibilidade. Ele assinou contrato com uma empresa de publicidade e irá começar a divulgação da própria empresa, a “Capim Dourado S&M”.
“Trabalho com venda de materiais feitos de capim dourado, um produto oriundo de Tocantins. Comecei a usar o método que aprendi no curso e já comecei a ter resultados positivos. Vendi os produtos em sala de aula e dois dias depois fiz minha a primeira venda pela internet, com destino a São Paulo. Hoje já tenho vendas agendadas para Minas Gerais, Rio Grande do Sul e, inclusive, para outro país, a Espanha”, destacou.
Outras zonas – Por enquanto, a capacitação atende jovens da zona leste de Manaus, mas o secretário da Sejel, Manoel Almeida, afirma que o curso chegará a todas as zonas da cidade. “A procura foi muito grande, principalmente pela internet. Muitos jovens se inscreveram para fazer o curso e eles vão fazer essa capacitação será realizada em todas as zonas de Manaus. Todos os jovens inscritos serão atendidos”, pontuou Manoel Almeida.
Fotos: Mauro Neto