Inovação tecnológica: Documentos entre Prefeitura e CMM serão tramitados eletronicamente

A partir de 2017, a tramitação de processos e documentos entre a Prefeitura de Manaus e a Câmara Municipal de Manaus (CMM) será 100% digital, via Sistema Integrado da Gestão Eletrônica de Documentos (Siged). De acordo com o subsecretário de Gestão da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Auri Gusmão, os testes já foram finalizados com êxito e o primeiro documento deverá ser tramitado assim que a Câmara voltar do recesso parlamentar.

O trabalho foi possível após a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, entre o executivo e legislativo municipal, tendo como objeto a utilização da tecnologia da prefeitura no que diz respeito a tramitação de processos. “É um grande avanço para os dois poderes, que agora, poderão estabelecer suas comunicações com muito mais segurança, economia e agilidade, tudo de maneira online”, apontou Auri Gusmão.

A exemplo da Prefeitura de Manaus, a tendência é que a CMM elimine de vez seu arquivo físico de documentos. Em pouco tempo processos, projetos de leis, documentos, todos estarão digitalizados, inclusive, com disponibilidade para a consulta do cidadão via internet.

O Presidente da CMM, Wilker Barreto, comemorou o feito e destacou o projeto inovador entre o executivo e o legislativo municipal. “Somos a primeira Casa Legislativa de capital informatizada do Brasil. O programa ‘Câmara Digital’, que criamos a partir do uso do Siged, dará mais transparência e segurança às ações do Legislativo Municipal, na redução de custos mediante a eliminação do uso de papéis, aumento da celeridade nos processos legislativos e administrativos, reduzindo tempo de localização dos documentos gerados nos processos legislativos e administrativos, bem como proporcionará mais agilidade no atendimento”, destacou.

Na Prefeitura de Manaus, o Siged foi implementado a partir das subsecretarias da Semef e logo expandiu para as demais pastas como, Implurb, Semad, Casa Civil, Semsa, Visa Manaus, entre outras. No total, ao longo dos três anos de implementação do sistema, as secretarias municipais já tramitaram mais de 190 mil documentos.

Fonte: Ascom/Semef