Inpa participa de evento virtual do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

Foto: Reprodução/Internet

O Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), evento organizado pelo Ministério desta área, terá a participação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), nesta quinta-feira (29). A proposta do Mês é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência, Tecnologia e Inovações, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Em função da pandemia de Covid-19, o evento será virtual com transmissão pelo canal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações no YouTube/ascommctic .

A programação especial também vai comemorar o aniversário de 68 anos de criação do Inpa, em 29 de outubro de 1952, com decreto assinado pelo então presidente Getúlio Vargas. A implantação, porém, ocorreu quase dois anos depois, em 27 de julho de 1954.

De acordo com os organizadores, será um dia inteiro de transmissão, começando às 8h, horário de Manaus, com apresentação das atividades que o Inpa desenvolve e com encerramento previsto para as 19h (de Manaus).

O Inpa é referência nos estudos da biodiversidade e ecossistemas da Amazônia, geração e socialização do conhecimento, tecnologias e inovações que impactam na qualidade de vida e no desenvolvimento da região.

“O Dia do Inpa no MNCTI será um dia especial e uma oportunidade em âmbito nacional para divulgar o trabalho do Inpa e  mostrar o que fazemos de pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e educação na Amazônia”, disse a coordenadora de extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita.

Entre as atividades estão entrevista com a diretora Antonia Franco, visita virtual às Coleções Biológicas (peixes, aves, invertebrados e visita no Cequa/ tartarugas) e palestras sobre biodiversidade amazônica, cogumelos da Amazônia, piscicultura e áreas alagáveis com os pesquisadores William Magnusson, Noemia Ishikawa, Elizabeth Gusmão e Maria Teresa Piedade, respectivamente.

Haverá ainda atividades lúdicas e educativas, como a Visita virtual no Bosque da Ciência, o Teatro de fantoches “Os Leishmaníacos na caça do mosquito tatuquira” e o “Delivery do Bosque”, uma ação de entrega de kits de educação ambiental contendo o livreto A natureza me contou – histórias da Amazônia e desenhos para colorir. A entrega acontecerá das 10h às 12h (de Manaus), na portaria do Bosque da Ciência,  que fica na rua Bem-te-vi, s/nº,  Petrópolis, respeitando as recomendações sanitárias.

Inteligência artificial 

Na semana passada (de 17 a 23 de outubro), o Inpa realizou a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com mais de 30 atividades ao vivo. O tema deste ano foi Inteligência Artificial  – a nova fronteira da Ciência brasileira. Todas as atividades podem ser revistas no canal do Inpa no YouTube /AscomInpa

*Com informações da Assessoria.