Inpa recebe workshop sobre formas associativas de Programas de Pós-Graduação

Nesta terça-feira (20), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) receberá o Workshop sobre formas associativas de Programas de Pós-Graduação, O evento será realizado das 9h30 às 16h, no Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência do Inpa, na rua Bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. A entrada é gratuita.

Os interessados podem fazer as inscrições diretamente com a Coordenação de Capacitação (Cocap/Inpa) pelo e-mail cocp@inpa.gov.br ou pelo telefone (92) 3643-3102/3103. O evento é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fórum Nacional de Pro- Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP).

Conforme a organização, o principal objetivo do workshop é discutir a associação entre instituições de ensino superior, um importante instrumento para a redução de assimetrias na pós-graduação.

Além das diferentes formas possíveis do instrumento como Associação, Rede, Minter/Dinter, Turma Fora de Sede apresentam características específicas que precisam ser bem conhecidas para facilitar a identificação da que mais se adéqua a cada tipo de necessidade, assim como o seu caminho de implantação no âmbito de cada Instituição de Ensino Superior (IES).

O workshop terá duração de um único dia. Para o período da manhã, a partir das 10h, está prevista uma discussão sobre os fundamentos, conceitos e instrumentos das formas associativas, e sobre possibilidades de fusão, desmembramento e migração de PPG. Já na parte da tarde, com encerramento previsto para às 16h, serão apresentadas experiências associativas de sucesso, além de ser realizada uma discussão das características de associações no âmbito dos diferentes Colégios e Grandes Áreas de Avaliação.

Com informações da assessoria de comunicação do Inpa.