Inscrição para curso de Cuidador de Idosos da Semsa encerra na próxima quarta-feira

Encerra nesta quarta-feira (28) as inscrições para o curso de Cuidador Informal de Idosos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os interessados devem procurar a sede do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste), na rua Comandante Paulo Lasmar, conjunto Santos Dumont, no horário das 13h às 17h, e no Caimi Ada Viana, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

O curso, que é de 20 horas, sem caráter técnico-profissionalizante, está programado para acontecer entre os dias 3 e 7 de dezembro, das 13h às 17h, no auditório do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste.

De acordo com a técnica responsável pelo Programa de Saúde da Pessoa Idosa do Disa Oeste, Graciete Andrade de Carvalho, o curso tem o objetivo de fazer com que familiares e cuidadores saibam lidar com a pessoa idosa. “O objetivo é qualificar os cuidados que familiares e cuidadores oferecem aos idosos, sobretudo aos que têm algum problema de saúde, como as doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados ou em risco de perda de mobilidade”, informa Graciete Carvalho.

O conteúdo programático do curso vai abranger temas nas áreas de Enfermagem (Alterações fisiológicas/patológicas, Atividades de Vida Diária, Atividade Instrumental de Vida Diária e Cuidados em Primeiros Socorros; Fisioterapia (Prevenção de quedas, Atividade física, Autonomia e Independência); Medicina (Síndrome metabólica, Cuidados com Medicamentos, Quadros demenciais); Nutrição (Alimentação Saudável do Idoso); Odontologia (Saúde Bucal da pessoa idosa); Assistência Social (Proteção social e promoção da cidadania, Política Nacional da Pessoa Idosa e Prevenção de violência); e Psicologia (Cuidando do cuidador, Transtornos de humor e ansiedade).

A Semsa realiza o curso de Cuidador de Idosos cinco vezes ao ano, um em cada Distrito de Saúde (Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural). Entre os anos de 2008 e 2017, já foram capacitadas 4.578 pessoas.

Os interessados podem obter mais informações por meio dos telefones 3216-7754/3654-5475.

Com informações assessoria Semsa