Inscrições para curso de Cuidador de Idosos vão até está quinta-feira

Os interessados em participar do curso de capacitação para “Cuidador Informal de Idosos Frágeis”, poderão se inscrever até esta quinta-feira, 16, no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Vianna, localizado na avenida Brasil, Compensa 2, zona Oeste, no horário das 14h às 17h. O curso será realizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste, no período de 20 a 24/5 e é gratuito.

O objetivo do curso é qualificar os cuidados que familiares ou cuidadores oferecem aos idosos, sobretudo aos que têm doenças crônico-degenerativas e que já estão acamados (frágeis) ou em risco de fragilidade, de ficar dependente para tudo. O curso capacitará os familiares ou cuidadores para que ofereçam atenção humanizada e de qualidade.

Sem caráter técnico-profissionalizante e com duração de 20 horas, conforme a direção do Disa Oeste, o curso será realizado no local de inscrição, no auditório do Caimi Ada Vianna, localizado na avenida Brasil, ao lado do pronto-socorro da Criança da zona Oeste.

Conteúdo

Os temas e conteúdo a serem abordados envolvem conceitos de enfermagem (alterações fisiológicas/patológicas; atividades de vida diária; atividade instrumental de vida diária e cuidados em primeiros socorros), de Fisioterapia (prevenção de quedas; atividade física, autonomia e independência); e de medicina (síndrome metabólica; cuidados com medicamentos; quadros demenciais, Alzheimer, Parkinson etc). Também fazem parte do conteúdo, noções de nutrição (alimentação saudável do idoso); odontologia (saúde bucal da pessoa idosa); assistência social (proteção social e promoção da cidadania; política nacional da pessoa idosa e prevenção de violência contra a pessoa idosa); psicologia (cuidando do cuidador e transtornos de humor e ansiedade).

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas junto à Referência Técnica da Saúde do Idoso do Disa Oeste (3216-7754 e 3654-5475), com Graciete Andrade de Carvalho, no turno vespertino.

Com informações da Semsa