Inscrições para processo seletivo do IBGE encerram nesta sexta-feira (21)

Existem 2.702 vagas para a função de Recenseador e 390 para agente censitário para atuação no Amazonas

Foto: Agência Brasil

As inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para atuação no Censo 2022 se encerram nesta sexta-feira (21). Para o Amazonas, cerca de 3.092 agentes devem ser contratados.

As oportunidades são para as funções de recenseador, agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM).

Existem 2.702 vagas para a função de Recenseador e 390 para agente censitário para atuação no Amazonas.

Inscrições para todos os cargos podem ser realizadas no endereço https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21. O procedimento pode ser feito até às 15h (horário de Manaus).

As provas objetivas serão aplicadas de forma presencial no dia 10 de abril de 2022. Para recenseador, a prova deve ser no turno da manhã, e para agente censitário, no turno da tarde.

Conforme o IBGE, é possível concorrer para ambos os cargos, mas caso o candidato for aprovado e aceitar uma vaga, não poderá aceitar outra posteriormente.

Anteriormente, as inscrições para o certame seriam encerradas em 29 de dezembro, no entanto, o prazo foi estendido para até essa sexta-feira (21).

Recenseador

Para a função de recenseador, é exigido ensino fundamental completo. O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores.

A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser ampliado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários.

O recenseador terá direito a 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

Os candidatos devem escolher, no ato da inscrição, a área em que desejam trabalhar. Essas áreas podem corresponder a um ou mais bairros, ou a comunidades.

O objetivo é que os moradores dessas áreas se inscrevam no processo seletivo para poder atuar nas imediações de suas residências. Assim, o IBGE contará com recenseadores ambientados à sua região de trabalho.

Os recenseadores aprovados no processo seletivo terão treinamento com duração total de 5 dias e carga horária de 8 horas diárias, composto por duas etapas: autoinstrução (leitura prévia do Manual do Recenseador) e curso presencial.

Agente censitário
Para as funções de agente censitário, é exigido ensino médio completo. O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e, durante todo o trabalho do Censo Demográfico. A duração dos contratos é de 5 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico e na disponibilidade de recursos orçamentários.

As vagas para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor terão inscrição única.

Ao candidato que obtiver melhor classificação no concurso será oferecida a vaga de agente censitário municipal. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de agente censitário supervisor, obedecida a ordem de classificação.

A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. Além do salário, os agentes censitários terão direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escola, férias e 13º salário proporcionais.

(*) Com informações da assessoria