Instituto abre seleção para bolsas de pós-graduação em Fisioterapia Intensiva

FISIOTERAPIA INTENSIVA1

O Instituto Amazonense de Aprimoramento em Ensino de Saúde (Iapes) abriu inscrições para seleção de bolsa de estudos no curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Intensiva. Os candidatos com maior índice de aprovação na prova, que será realizada no dia 8 de agosto, poderão ter bolsas com descontos que vão de 10 a 50%.

As inscrições para a pós-graduação e seleção de bolsas podem ser feitas na sede do Iapes, na Rua Berlim, 12, 3º Andar, Conj. Campos Elíseos, Planalto. Mais informações entrar em contatos nos telefones (92) (92) 3343-7917/ 8425 6441.

O mercado de fisioterapia intensiva é crescente em Manaus, mas esbarra na falta de profissionais pós-graduados e especializados, de acordo com o diretor-presidente Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier, referência em cursos na área de fisioterapia em Manaus.

Na área de fisioterapia intensiva, Daniel Xavier explica que em Manaus houve aumento na demanda por profissionais para atuar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). “O profissional fisioterapeuta intensivista é aquele que, entre muitas funções, efetua manutenção da assistência ventilatória, além de intervenções terapêuticas em pacientes com diversas disfunções de sistemas orgânicos em UTIs”, destacou.

Daniel Xavier destaca que a legislação federal, que obriga a permanência de fisioterapeutas intensivistas nas UTIs começou a ser cumprida em Manaus e já está demandando um aumento de contratações.

As Resoluções RDC n°7 e nº 26 da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), está em vigor desde 2010 e estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento das UTIs neonatais, pediátricas e adultas instaladas em hospitais públicos, privados ou filantrópicos – civis ou militares. “Muitas empresas e até mesmo o governo enfrenta dificuldade na hora de contratar porque a maioria dos fisioterapeutas não possui essa especialização, como determina a legislação”, disse.

Está será a 9º turma de Pós-Graduação em Fisioterapia Intensiva do Iapes, um dos cursos mais procurados pelos profissionais de Manaus e Região Norte do Brasil. De acordo com o diretor-presidente do Iapes, o fisioterapeuta doutor Daniel Xavier, o principal diferencial do curso são as aulas práticas oferecidas no decorrer da especialização.  “Além de toda a parte teórica que é fundamental, os alunos têm a vivência real da rotina  uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)”, destaca Xavier.