Ipaam notifica empresa após vazamento de emulsão asfáltica no rio Negro

Foto:Roberto Carlos/Secom

Os fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) notificaram, no domingo (31), no Porto do São Raimundo, a empresa Transbetume Comércio e Transporte de Betumes Ltda, após o vazamento de aproximadamente 30 toneladas de emulsão asfáltica que atingiu uma parte do rio Negro.

De acordo com o gerente de fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, a informação foi confirmada com a chegada dos fiscais ao local. “A empresa já foi notificada e estamos tomando as medidas cabíveis daqui para frente”, disse.

Hermógenes informou ainda que o crime ambiental ocorreu nas proximidades do Porto do São Raimundo, antes do embarque do caminhão que transportava o produto. A emulsão asfáltica acabou escorrendo para a tubulação de água e foi levada para dentro do rio.

A equipe do Ipaam continua no local para verificação do material, que estava pronto para embarcar para Santarém. Fiscais do Manaustrans estão trabalhando no local, pois parte da rua Padre Agostinho Caballero Martin está interditada. Os trabalhos de remoção do material devem durar toda a tarde deste domingo.

Com informações da assessoria do Ipam.