Irmãs são abandonadas em casa todos os dias enquanto mãe trabalha

Foto: divulgação

Duas crianças de seis e sete anos foram abandonadas em casa pela própria mãe, de 28 anos, na tarde desta quinta-feira (5). O descaso aconteceu por volta das 15h, quando a mãe foi trabalhar e deixou as crianças no apartamento em que vivem na rua São João, bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.

A conselheira tutelar Iolene Carvalho, que atua na Zona Leste, contou que o órgão recebeu a denuncia por meio do disque 100. Os vizinhos da mulher teriam denunciado que as crianças ficam sozinhas em casa com frequência.

“Quando chegamos no local, as crianças estavam realmente sozinhas. Pedimos auxílio para os policiais da 11ª Cicom que ajudaram no deslocamento das pequenas. Mesmo que as meninas não estivessem em estado de calamidade, ainda assim, não pode deixar criança sozinha em casa, é perigoso em vários sentidos”, contou a conselheira.

As crianças foram levadas à Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) onde receberam atendimento psicossocial. A mãe também foi até a unidade policial para prestar depoimento e contou que tinha uma pessoa que sempre cuida das filhas quando ela vai trabalhar. Ela teria saído e a babá disse que estava a caminho do apartamento, mas não apareceu.

O pai das meninas é divorciado da mãe delas e, também  foi chamado para a delegacia e agora ficará responsável pelas crianças. Ele contou em depoimento que não sabia que as filhas ficavam sozinhas na casa.

Foi aberto o inquerido pelo delegado Paulo Benelli, plantonista da DEPCA, onde a mãe irá responder por abandono de incapaz.

As pessoas que presenciarem alguma criança que tenha o direito violado pode entrar em contato pelo 0800 092 01407 é o disque denuncia 24 horas do Conselho Tutelar da Zona Leste da capital.