Itália, Croácia e Portugal terão concertos especiais no Teatro Amazonas

ITÁLIA - ENSEMBLE STRADIVARI

O concerto Sexteto Stradivari Projeto Ópera, com músicos e artistas da Accademia di Roma Santa Cecília e do Teatro dell´Ópera di Napoli, abre nesta sexta-feira (13), às 21h, no Teatro Amazonas, a temporada de shows e apresentações internacionais do projeto cultural “Amazonas de Todas as Artes”, desenvolvido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, até o dia 13 de julho.

Os espetáculos temáticos, que também incluem Portugal e Croácia, são frutos de parcerias inéditas entre a secretaria com as embaixadas destes países que jogarão na Arena da Amazônia durante a Copa do Mundo Fifa 2014.

As entradas são gratuitas e podem ser retiradas no dia dos shows, na bilheteria do Teatro Amazonas (local de todas as apresentações), a partir das 19h.

“O interesse da comunidade artística mundial para se apresentar em Manaus, um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil, foi imediato e a nossa opção foi pela qualidade e pelos países que estarão representados em Manaus durante o torneio”, destacou o secretário Robério Braga.

Para sua apresentação em Manaus, o Sexteto Stradivari trará um repertório que vai da música clássica italiana à contemporânea, na qual se destacam as habilidades dos oito músicos e quatro tenores, muitos deles entre os mais renomados intérpretes do cenário instrumental barroco italiano na atualidade.

A proposta do grupo é aproximar as transcrições e canções originais com os arranjos vocais criados especialmente para a apresentação, criando um grande jogo de timbres e expressões totalmente originais, com destaque para as árias “Oh, dischiuso è il firmamento” e “Di Provenza il mar, il suol” (de Giuseppe Verdi), “E lucean le stelle” e “O mio babbino caro” (de Giacomo Puccini) entre outras.

FADO

No dia 17 de junho, um dia antes de entrar em campo para enfrentar Camarões na Arena da Amazônia, o povo do Adriático sobe ao palco do Teatro Amazonas com o espetáculo “Pérolas da Croácia”, estrelado pelo grupo de quatro cantores líricos e uma pianista indicados pelo Ministério da Cultura Croata e a Diretoria de Concertos de Zagreb para interpretar obras e árias de compositores eruditos de seu País como Rachmaninoff, J. Gotovac e I. Tijardović.

Também faz parte do programa a homenagem ao Brasil com as Bachianas Brasileiras No. 5, de Heitor Villa Lobos com acompanhamento da orquestra Amazonas Filarmônica regida pelo maestro Marcelo de Jesus.

Considerada pelo produtor musical, jornalista e crítico Nelson Motta como uma das mais importantes cantoras lusas da atualidade, a portuguesa Cuca Roseta abre sua primeira turnê no País com uma apresentação histórica também no Teatro Amazonas, no dia 20 de junho.

Também considerada por especialistas e críticos de sua terra natal como a “nova voz do fado”, a cantora desembarca em Manaus acompanhada de sua banda e do segundo trabalho “Raiz”. Depois de Manaus, Cuca se apresenta ainda em Belém (PA), Santos e São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Todos os espetáculos são gratuitos. Para mais informações sobre as ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse www.facebook.com/culturadoamazonas e visite o novo Portal da Cultura www.cultura.am.gov.br