Jandr Reis inaugura exposição ‘Jaraquiart’, em Manaus

 

A nova mostra do artista fica aberta ao público até dezembro – Foto: Divulgação

Jandr Reis inaugura a exposição “Jaraquiart” na galeria Manuel Santiago, no Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, Centro), no próximo dia 19 de outubro. Em 2021, o artista completa 30 anos de atividades.

“A série faz referência a paixão do amazonense pelo jaraqui, peixe muito popular na mesa de quem aqui vive. Mas, também faço uma homenagem ao meu pai, que era pescador”, conta o artista.

Segundo Jandr, ele fez a união de elementos da região como peixes amazônicos, canoas, cuias, armadilhas de pesca indígenas e a simbólica cúpula do Teatro Amazonas, que demonstram um sentimento fiel pela Amazônia. As obras têm tamanhos grandes e suas características são aliadas a uma consequência, quase inevitável e inegável, no processo de formação e manutenção da própria Amazônia.

A nova mostra do artista fica aberta ao público até dezembro, com acesso gratuito mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e apresentação da carteira de vacinação contra Covid-19.

As obras têm tamanhos grandes e suas características são aliadas à realidade da Amazônia – Foto: Divulgação

Exposição

“Jaraquiart” é uma coleção de obras criada sob influência da paixão do artista pela arte do americano Jean-Michel Basquiat associada em uma homenagem ao seu pai, que era pescador, porém esta produção também é um reflexo de suas séries anteriores, unindo seu orquidário ao urbano além de elementos do cotidiano ribeirinho.

*Com informações da assessoria