José Ricardo participa do Grito dos Excluídos e das Excluídas 2016 e propõe na saúde, construção de maternidade

ze-grito-dos-excluidos-1

ze-grito-dos-excluidos-2Assim como faz todos os anos, o candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), participou na tarde desta quarta-feira (7) do Grito dos Excluídos e das Excluídas 2016, uma manifestação popularorganizada pela Cáritas e Pastorais Sociais da Arquidiocese de Manaus, em parceria com a sociedade civil, que este ano traz como lema “Este sistema insuportável: exclui, degrada e mata!” e tema “Vida em primeiro lugar”. A caminhada teve início em frente à antiga Santa Casa, no Centro, seguindo até a Praça Ismael Benigno, no São Raimundo, visando mobilizar a sociedade para refletir a realidade da saúde, da moradia, da juventude e do saneamento básico de Manaus.

José Ricardo declarou que na data que marca a Proclamação da Independência do País, a população brasileira, em especial a de Manaus, ainda convive com muita exclusão social. “Por isso, todos os anos, o povo vai às ruas gritar contra todas as formas de injustiças que causam destruição na vida das pessoas. Estivemos lá em apoio esse justo movimento, que luta para ter água nas torneiras, por atendimento digno de saúde, por mais moradias e políticas públicas voltadas para as crianças, juventude, idosos, deficientes e indígenas. Porque o poder público deve estar a serviço da sociedade. Mas, infelizmente, esta não é a prioridade da atual gestão municipal”, disse ele, que, no seu futuro governo, compromete-se em trabalhar em conjunto com a sociedade, implantando o Orçamento Participativo, onde os cidadãos e cidadãs irão decidir onde a Prefeitura deve gastar o dinheiro público.

O candidato a prefeito e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), propõem no Plano de Governo para a área da saúde a construção do primeiro hospital municipal infantil, de mais uma maternidade e a ampliação da rede de atendimento básico, por meio das Unidades Básicas da Saúde (UBSs). No saneamento básico, irão garantir água 24h em todas as residências da cidade, rever o contrato com a empresa Manaus Ambiental e realizar a limpeza dos igarapés. Como propostas para a moradia, pretendem construir oito mil residências populares e disponibilizar lotes urbanizados, a baixo custo, para as famílias de baixa renda, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida – Municipal. E na área da juventude, eles defendem a implementação do Passe Livre Estudantil para estudantes de baixa renda e o Programa Vale Cultura, para garantir aos jovens de baixa renda acesso aos diversos meios culturais.

Desde quando era vereador e agora como deputado estadual, José Ricardo fiscaliza periodicamente os hospitais, denunciando os descasos e cobrando providências do poder público, como ainda já ingressou com representação no Ministério Público do Estado (MPE) contra o fechamento das unidades de saúdes do Estado proposto pelo governador cassado José Melo. Na moradia, apresentou Projeto de Lei para se tornar obrigatória a disponibilização na internet dos cadastros das famílias inscritas e em espera nos programas habitacionais do Estado, bem como a relação dos contemplados.

Na área do saneamento, ele ainda ingressou com representações no Ministério Público para impedir os últimos reajustes da água, além de defender a realização de um plebiscito na cidade, questionando a população se deseja a continuação da empresa concessionária ou o retorno do serviço para o poder público. E é autor do Projeto de Lei chamado ‘Orçamento Juventude’, com o objetivo de criar instrumentos em que o jovem possa ter informações sobre os repasses de recursos públicos para implementação de políticas voltadas para essa faixa etária.

Como agenda de rua desta quinta-feira (8), os candidatos estarão, às 8h, em panfletagem com “bandeiraço” na avenida Castelo Branco, esquina com rua Ramos Ferreira, na Cachoeirinha, Zona Sul; às 17h, participam de panfletagem com “bandeiraço” na avenida Brasil, em frente à sede da Prefeitura, na Compensa, Zona Oeste; e, às 19h, estarão em reunião com a comunidade do bairro de Santo Antônio, Zona Oeste.

Agenda: 08/09/2016

8h – Panfletagem com “bandeiraço” na avenida Castelo Branco, esquina com rua Ramos Ferreira, na Cachoeirinha, Zona Sul;

17h – Panfletagem com “bandeiraço” na avenida Brasil, em frente à sede da Prefeitura, na Compensa, Zona Oeste;

19h – Reunião com a comunidade do bairro de Santo Antônio, Zona Oeste.

Texto e fotos: Assessoria do candidato