José Ricardo recebe sugestões da população para emendas à LOA

O deputado estadual José Ricardo (PT) recebeu, nessa segunda-feira (3), sugestões da população para emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2019 em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). As sugestões foram apresentadas durante uma audiência pública promovida pelo parlamentar, na Praça 15 de Novembro (Praça da Matriz), no Centro.

“Apresento o Orçamento do Estado à população, falo dos valores e onde podem ser aplicados esses recursos. Mas é também uma oportunidade de ouvir as demandas sociais, bem como ideias, sugestões e críticas. Se fala muito sobre as precariedades dos sistemas de saúde, segurança e transporte, por exemplo. Todas as propostas recebidas serão avaliadas e poderão ser transformadas em emendas parlamentares, outras serão enviadas como Indicação ao Governo. Faço a minha parte”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar,  o Estado não promove essas discussões e quase nunca presta contas e nem apresenta os gastos feitos com o orçamento, o que daria mais transparência às gestões.

Demandas em várias áreas

Como sugestões que vieram da população que interagiu na Audiência do Centro, segundo o parlamentar, destacam-se os pedidos para ampliar os investimentos em segurança, por conta do grande número de assaltos em vários bairros da cidade; além de problemas no transporte coletivo, com longa espera nas paradas e terminais; e cobrança para se ter mais transparência nos gastos públicos. A população ainda sugeriu a recuperação de ramais em municípios, além de ampliação dos investimentos na Saúde.

“Esse é um momento importante para nós, dos movimentos sociais, e deve ser também para toda a população. Na Colônia Antônio Aleixo, último bairro da zona Leste, convivemos com alguns problemas, como no transporte (longa espera e poucos ônibus), na saúde (fila grande de espera) e segurança, uma vez que a delegacia no bairro fecha às 17h e depois desse horário temos que nos locomover até o São José se precisarmos registrar uma ocorrência. Vim fazer esse apelo para que a Orçamento do Estado também possa contemplar as nossas reivindicações”, disse a representante do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase (Morhan), Cátia Regina.

O deputado irá apresentar as suas emendas à LOA 2019 como resultado das diversas manifestações populares. “Defendemos o orçamento participativo. Quando se quer praticar a democracia participativa é preciso que a população tenha direito de decidir sobre o orçamento”, disse José Ricardo.

Com informações da assessoria do parlamentar.