Jucea lança novo sistema para abertura de empresas

A Junta Comercial do Amazonas (Jucea) lançará, na segunda-feira (10), às 19h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro, o Sistema Rede Simples Digital –Integrar que permitirá a constituição de empresas de forma simplificada, pela Internet. O Integrar faz parte de um termo de cooperação entre as Juceas do Amazonas e de Minas Gerais, e vai integrar os serviços de abertura e acompanhamento dos processos das empresas do Amazonas com mais oito estados brasileiros.

O sistema já era usado separadamente nos estados de Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima e Acre. “O profissional que estiver no Rio Grande do Sul, Ceará, Roraima, ou Distrito Federal, por exemplo, vai poder executar as demandas empresarias com a Jucea do Amazonas, como se estivesse aqui no Estado, ou seja, se você tem uma empresa com a matriz no aqui no Amazonas, ou em qualquer um desses Estados, vai poder fazer seus procedimentos pelo Integrar”, explicou o presidente da Jucea, Antônio Lopes.

O Integrar terá como base a Ficha de Cadastro Nacional (FCN), documento cujo preenchimento é o passo inicial para que uma empresa seja criada e inscrita. O novo sistema, a partir das informações contidas na FCN, produzirá, de maneira automática, os documentos necessários para que o empresário dê entrada na Junta. Esses serão inseridos de modo digital e poderão ser analisados por técnicos, sem a necessidade de impressões e deslocamentos até a entidade.

No caso de aberturas de empresas de baixo risco, a criação poderá ser feita de modo automático pelo próprio sistema, em até duas horas.