Junto à população e ao lado da militância, José Ricardo defende a valorização dos Povos Indígenas

Jose Ricardo - Caminhada Compensa (1)

Jose Ricardo - Caminhada Compensa (2)A militância da Coligação “Compromisso com o Povo”, juntamente com o candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), participaram de Caminhada e “bandeiraço” pelas ruas do bairro da Compensa, na manhã deste sábado (3). Em frente à feira do bairro o candidato falou sobre a importância da valorização dos povos indígena, bem como a criação de um complexo para o resgate, promoção e valorização da cultura indígena.

Durante todos os seus mandatos parlamentares, as reivindicações indígenas tem sido uma das pautas defendidas por José Ricardo. E é por isso, que dentre suas propostas para governo está a construção da “Cidade Indígena”, com o objetivo de evidenciar a grande diversidade e riqueza cultural, sendo um espaço de resgate, promoção da cultura valorização e geração de renda, considerando as várias manifestações, tais como culinária, artesanato, grafismos, cantos, danças, artes e seus outros aspectos tradicionais.

Atualmente há cerca de 10 mil indígenas residentes em Manaus divididos em torno de 60 comunidades, muitas enfrentando situações de extrema vulnerabilidade. “Nos sabemos que muitos estão em esquecimento para os governantes, queremos mudar essa realidade oferecendo melhores condições de vida para eles, vamos estabelecendo a Política de Moradia dos povos indígenas, e o Mapeamento dos Povos Indígenas residentes em Manaus para promover a organização das diversas comunidades indígenas da cidade” disse.

Outra proposta para um futuro governo é promover uma política que assegure a formação e a qualificação dos indígenas em parcerias com agências específicas. “É preciso oferecer qualidade de ensino diferenciada e bilíngüe, dando a oportunidade de aprendizagem de outras culturas sem deixar de lado suas raízes”, expôs ele que também defende a inserção do esporte e lazer para a valorização das praticas esportivas tradicionais, com a criação as “Olimpíadas Municipais Indígenas”.

Como parlamentar José Ricardo apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que fixa 0,5% da receita corrente líquida do Estado, como mínimo a ser destinado aos povos indígenas. “Defendemos uma política de Estado, de forma que estes povos não fiquem a mercê a “boa vontade” dos governantes. Eles precisam ser respeitados em suas particularidades. O mundo inteiro tem interesse de conhecer a cultura dos índios daqui do Amazonas. A Constituição Estadual afirma que é dever do Estado e dos Municípios prestar o amparo aos grupos nativos, principalmente, quanto aos aspectos relativos à efetividade dos direitos fundamentais do cidadão, trabalhistas ou de proteção ao trabalho autônomo e previdenciário”, afirmou.

Em agenda de rua deste domingo (4), os candidatos participam, às 8h de reunião com apoiadores no bairro Armando Mendes; às 9h participam de carreata na Zona Oeste, saindo da avenida Luís Camões, em frente à Feira do Santo Antônio, e encerrando no Lírio do Vale.

Agenda: 04/09/2016

Ás 8h – Reunião com apoiadores no bairro Armando Mendes;

Às 9h às 11h- Carreata na Zona Oeste, saindo da avenida Luís Camões, em frente à Feira do Santo Antônio, e encerrando no Lírio do Vale.

Texto e fotos: Assessoria do candidato