Pacientes de Parintins em estado grave por covid-19 já foram transferidos para Manaus

Foto: Reprodução/Internet

Os pacientes de covid-19 que estavam internados, em estado grave, no Hospital Jofre Cohen, no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) já foram transferidos para Manaus conforme determinação da Justiça. Numa recomendação do Ministério Público do Estado (MPE-AM) e Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), a transferência foi solicitada, em caráter de urgência, devido às condições de saúde dos pacientes.

Após o prazo de 12 horas, seis dos oito pacientes foram transferidos com todas as estruturas para internação em leito de UTI e o suporte médico necessário, além dos demais procedimentos subsequentes ao adequado tratamento dos pacientes.

A liminar considera que a unidade de Saúde de Parintins não apresenta condições de atendimento adequado aos pacientes. Também foi observado o perigo na demora do atendimento, tendo em vista a gravidade do estado de saúde dos pacientes, atualmente sem resposta ao tratamento local disponibilizado.

Foram transferidos para Manaus os pacientes: Edney Rego Batista, de 44 anos;  Joney Tafarel Bulcão Farias, de 25 anos; Maria Nilza Pinheiro, de 81 anos; Raimunda da Silva Bentes, de 71 anos; Supriano Felipe, de 81 anos; e Zeneida Soares Nascimento, de 47 anos.

Apenas um paciente indígena, Amado Menezes Filho, continua no município porque os médicos consideram a sua atual situação de saúde delicada para se submeter ao transporte.

Uma segunda liminar, em Ação de Obrigação de Fazer, proposta pela Defensoria, contemplou mais um paciente, em estado grave, por covid-19 naquele município. Até o momento não há informações a respeito da transferência deste paciente, mas o caso está sendo apurado pela reportagem.

A petição foi assinada pelas Promotoras de Justiça, Eliana Leite Guedes do Amaral e Marina Campos Maciel, e pelos Defensores Públicos, Gabriela Ferreira Gonçalves e Luiz Gustavo do Nascimento Cardoso.

Confira, na íntegra, a petição e a decisão abaixo:

https://bit.ly/3lK3swO

https://bit.ly/36W0MIy