Justiça Eleitoral concede direito de resposta a Artur Neto no Facebook de Marcelo Ramos

artur-1

A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao candidato Artur Neto depois que Marcelo Ramos o acusou pelo Facebook de distribuir panfletos apócrifos com uma imagem de Marcelo e Melo juntos. Nesta terça-feira, Marcelo foi obrigado a publicar um vídeo em sua página pessoal com Artur falando que nada teve a ver com o episódio. Porém, os internautas que curtiam a publicação ou comentavam a favor do prefeito eram bloqueados.

Papo reto

“É claro que não produzi panfleto algum. Como ele não falou a verdade, a Justiça o condenou. Mas digo aqui que Marcelo não deveria se ofender tanto. Ele deveria reconhecer o que é público: Melo está na coligação do Marcelo. Melo apoia Marcelo e Marcelo é apoiado por Melo. Se ele quer esconder isso, é problema dele”, diz o prefeito em vídeo de dois minutos e meio e que já é um dos mais compartilhados da página de Marcelo.

Decisão

A decisão da Justiça para publicar o vídeo do prefeito na página de Marcelo Ramos já havia sido publicada, porém a coligação se recusava a cumprir o despacho. Na segunda-feira, a juíza eleitoral Careen Aguiar fez novo despacho assinalando que o “não cumprimento da sentença incorre em crime de desobediência”, que poderia até resultar em prisão.

Mobilidade

Em reunião realizada na Estação 45, na noite desta segunda-feira (26/09), com integrantes do grupo cicloativista Pedala Manaus, o prefeito Arthur Neto discutiu os problemas enfrentados pelos ciclistas em Manaus e as soluções para a mobilidade urbana da cidade com o uso da bicicleta. Ao final, Arthur assinou uma carta de propostas e compromisso com a ciclomobilidade para o período de 2017 a 2020.

Ciclistas

A linha mestra da carta é a priorização do pedestre, ciclista e usuário do transporte público nos deslocamentos em Manaus. De acordo com dados apresentados pelo grupo Pedala Manaus, a capital amazonense possui cerca de 16 mil ciclistas. Outro dado interessante apresentado no documento é que 3,6% dos manauaras utilizam a bicicleta como meio de transporte constante, número superior à média para moradores das capitais brasileiras , que é de 3,22%.

Pontos

A carta compromisso apresentada pelo Pedala Manaus possui 14 pontos. O primeiro propõe “o uso da bicicleta como modalidade de transporte regular em Manaus, assim como o incentivo da multi e intermodalidade dos transportes, para apresentar um plano cicloviário de metas que englobe toda a cidade, baseado em estudos e pesquisas, criando uma rede de ciclovias, ciclofaixas e rotas de bicicleta que garantam deslocamentos seguros e confortáveis aos cidadãos”.

Bem a propósito…

A Prefeitura de Manaus está prestes a implantar o projeto Manôbike, um sistema de bicicleta compartilhada que funcionará, no primeiro momento, nas ruas do Centro da cidade. Serão 110 bicicletas disponíveis em 11 estações instaladas em pontos estratégicos como Teatro Amazonas, Praça do Congresso, Praça da Matriz, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Praça da Polícia e Beneficente Portuguesa, entre outros.

Como funciona

O sistema Manôbike permite que o usuário pegue uma das bicicletas em um ponto da cidade e entregue em outro ponto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos. Aos domingos e feriados, este tempo de uso é de 90 minutos. O serviço funcionará com os seguintes valores: R$ 5 por dia, ou R$ 10 por mês.

Texto e fotos: Assessoria do candidato

artur-rotta-agenda-27