Justiça eleitoral reúne com partidos políticos na terça (25)

A Comissão de Votação Paralela do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) se reunirá, na terça-feira (25), com representantes dos partidos políticos para prestar esclarecimentos relacionados à auditoria de urnas eletrônicas utilizadas nas eleições deste ano.

A reunião será realizada na Sala de Reunião da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento/COEDE, situada no 1º andar do edifício sede do Tribunal.

De acordo com o TRE-AM, a Votação Paralela, realizada no dia da eleição, é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas sob condições normais de uso.

Com urnas de Zonas Eleitorais sorteadas aleatoriamente, é feita a computação de votos em candidatos aos cargos reais, porém trata-se de uma simulação. Ao final, o boletim que compila os resultados da urna é conferido, para atestar que não houve divergência em relação às escolhas realizadas.

Neste ano, seguindo determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão feitas duas auditorias no dia da votação. A primeira, em um ambiente controlado, com a análise do funcionamento das urnas; Já a segunda, nas seções eleitorais, será analisada a autenticidade e integridade dos sistemas instalados nas urnas.

Com informações do TRE-AM.