Kits de livros são distribuídos em creche na ‘Quinta Literária’

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom e Eliton Santos / Semed

A Prefeitura de Manaus encerrou nesta quinta-feira (13) a “Quinta Literária” em que a equipe pedagógica da creche minicipal Magdalena Arce Daou distribuiu kits de livros, para os mais de 200 alunos matriculados na unidade do bairro Santa Luzia, zona Sul de Manaus.

Para incentivar o hábito da leitura desde a primeira infância, o evento foi realizado desde o mês de julho, ação lúdica destinada às crianças, de um até três anos de idade, da rede municipal de ensino.

Além de incentivar a leitura, a ação também tem como objetivo ampliar as habilidades imaginárias das crianças por meio de jogo simbólico. De acordo com a diretora da creche, Jucilene Seixas, a “Quinta Literária” é mais uma forma de manter vínculo com os alunos e com as famílias.

O projeto a distância foi aprovado pelas famílias dos alunos. A autônoma Klissiane Solart, mãe da pequena Luiza Melina Mourão, 3, disse que as atividades realizadas pela creche mudaram a rotina de toda a família, que antes não tinha o hábito da leitura.

“Aos três anos, minha filha se habitou a ouvir histórias e agora aprendemos juntas. Já virou rotina em casa, todas as noites ela pede para que alguém leia uma historinha e eu, que antes não gostava muito de ler, agora coloquei a leitura como parte essencial da minha vida. Sem dúvida foi um incentivo para mim”, confessou.

A professora do Maternal 3, Ana Cristina Corrêa, conta que muitos pais relatam que as crianças replicavam em casa a forma que as histórias eram contadas na creche, antes da pandemia da Covid-19.

“Essa uma parceria muito importante entre a escola e a família, uma forma de incentivar os pais a trabalharem juntos com a gente nesse processo de hábito à leitura, que deve iniciar desde criança. Na creche fazemos releitura das histórias com dramatização e isso eles faziam em casa também. Muitos pais mandam fotos de vídeo das apresentações e isso é muito legal”, disse a professora.

Fotos – Altemar Alcântara / Semcom e Eliton Santos / Semed

(*) Informações da Assessoria