Lideranças comunitárias e movimentos sociais irão para a frente da Susam protestar contra fechamento de unidades de saúde

Saúde 30 capa

Lideranças comunitárias de vários bairros de Manaus, de sindicatos, de igrejas, povos indígenas, professores e estudantes, decidiram realizar amanhã (31) uma manifestação em frente a sede da Susam, às 9h, contra o fechamento de várias unidades de Saúde de Manaus. A decisão foi tomada em audiência pública realizada hoje na Assembleia Legislativa, por iniciativa dos deputados Luiz Castro (Rede) e José Ricardo (PT).

Os manifestantes pretendem pressionar o Conselho Estadual de Saúde, que se reunirá na Susam, a votar contra o plano do Governo do Estado, de reordenamento do sistema de Saúde, que prevê o fechamento de Caics, Caimis, SPAs e Policlínicas, de vários bairros da capital, sob a justificativa de ajustar as contas do Estado, diante da crise econômica.

O deputado Luiz Castro conclamou a população a se mobilizar em defesa da Saúde e repudiou a medida proposta pelo governador José Melo, de desativar as unidades de atendimento. “A Saúde é essencial e o governador não pode desativar esse serviço de forma autoritária. Tem que cortar gastos em outras áreas”, declarou.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mario Viana, a crise na saúde afeta a população e a categoria dos profissionais que atuam nas unidades. “Os médicos estão com três meses de atraso nos seus salários”, denunciou.

Moradores dos bairros da Compensa, Alvorada, Redenção, Colônia Antônio Aleixo, Tarumã, Parque Riachuelo, Lírio do Vale, São Raimundo, Santo Antônio, Nova Esperança e da Zona Centro-Oeste, apresentaram propostas contra o fechamento das unidades de Saúde, que serão sistematizadas e encaminhadas às autoridades do Estado e do Município de Manaus,

Participaram da audiência, a deputada Alessandra Campelo, representantes da OAB-AM, da Defensoria Pública do Estado (DPE), da Cáritas Diocesana, do Simeam, Sindsaude, do Sindicato dos Psicólogos e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.