Lista de vacinados da Prefeitura de Manaus tem nomes repetidos e CPFs errados

Foto: Semcom

Após a divulgação da lista de vacinados contra a Covid-19 na capital feita, oficialmente, pela Prefeitura de Manaus na noite deste domingo (24), uma comoção tomou conta da internet, principalmente por conta da suspeita de desvios de doses e da imunização de pessoas fora dos grupos prioritários. Os comentários nas redes sociais ficaram mais acalorados, principalmente, após uma usuária do Twitter, de username @quebrisabela, converter a planilha da prefeitura para excel, organizá-la e encontrar diversas “falhas” no material divulgado.

Os tweets recheados de informações sobre os imunizados da PMM chamaram atenção, inclusive, do vereador Amom Mandel (Podemos) que repercutiu um dos dados divulgados pela usuária e a parabenizou pela precisão das informações. Amon tem sido voz ativa no que diz respeito às cobranças ao Executivo municipal em prol da população manauara.

“É uma lástima que, em menos de 20 dias de prefeitura, Manaus já tenha tomado as páginas do Brasil num escândalo nacional. A categoria “Outros” na planilha, assim como todos os erros encontrados, é um atestado de incompetência para a elaboração de uma lista”, afirmou Amom ao Radar Amazônico, destacando que seguirá acompanhando e cobrando transparência na divulgação desses dados.

No total, foram 5.966 nomes divulgados pela Prefeitura de Manaus. Um dos apontamentos de @quebrisabela que mais repercutiu foi a distribuição dos vacinados entre suas funções, pois foi verificado que 1.384 deles foram classificados como “Outros”, um número significativo diante do total de nomes divulgados.

Outro número alto foi o de erros nos CPFs. Na planilha da PMM, 1.513 campos para esse dado foram preenchidos com mais ou menos que 11 dígitos. Ou seja, 1.513 CPFs digitados de forma errada.

Também foram constatados 12 nomes repetidos. Alguns deles possuem campos como local de vacinação e grupos de atendimento diferentes, mesmo tendo nomes iguais.

A usuária encontrou, ainda, quatro imunizados sem o nome preenchido nos campos.

Essas e outras constatações demonstram falta de compromisso no preenchimento e na divulgação de dados tão importantes por parte da Prefeitura de Manaus, principalmente em um momento delicado. A transparência, exigida pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), não foi levada à risca nesta primeira lista divulgada pela PMM.

Confira a lista da Prefeitura e da usuária do Twitter, após organização, para comparação:

Lista da Prefeitura

Lista do Twitter