Livro “Amor em tempos de Coronavírus” retrata o caos e isolamento nas relações amorosas durante a pandemia

blank

O escritor amazonense Dom Alencar publica livro intitulado “Amor em tempos de Coronavírus” , escrito entre março e maio de 2020. O livro traz a sua narrativa a ordem cronológica dos acontecimentos vividos neste período.

O título que faz alusão ao livro do escritor colombiano Gabriel García Marquez, “O Amor nos Tempos do Cólera”, é dividido em dois grandes poemas: O Amor nos Tempos do Coronavírus, corpo principal da obra e Antes que o Mundo Acabe, poema que fecha o exemplar.

Com o custo de apenas R$ 20, qualquer interessado pode adquirir um exemplar, porém o autor explica que devido ao momento delicado, cada pessoa deve entrar em contato por meio de suas redes sociais. “A pandemia e algumas situações pessoais me impediram de realizar uma lançamento presencial, porém para adquirir a obra, basta entrar em contato para a entrega”, destaca.

“Este escrito vem como um sopro de poesia em meio ao caos da Covid-19, já no auge da pandemia lanço essas palavras aos ventos, numa espécie de tentativa desesperada de reivindicar em tempos de morte, a vida. Complicadíssima tarefa. Talvez por isso esse escrito tenha em si uma força poética diferente. Essa empreitada tem a afável dureza dos poemas que possuem a alma ferida, cheio de vida e luz, pranto e dor”, disse o autor.

A produção foi uma parceria com a Editora Lucel, de São Paulo. A cronologia da obra segue de tal forma: entre março e maio a fase da escrita, entre maio e junho a diagramação e impressão, para apenas no corrente mês o material chegar às mãos do autor.

O poeta e escritor Dom Alencar ressalta ainda que, através da literatura, os dois poemas se estruturam de maneira bem semelhante, em muitos momentos se fecham em olhares muito específicos. “Os dois poemas seguem pelos dias e humores e surtos desse complicado momento em que todos nós vemos envoltos, fala do que o sujeito por trás do poeta sente, sentimentos que não encontram na realidade da Covid-19, explica Alencar.

Sobre o autor 

Nascido em Tapiramutá-Ba, em 1989, formado em Serviço Social, reside desde 2007 em Manaus-Am, onde moldou sua vida e sua poesia e encontrou no universo da literatura um lastro e uma bússola.

Vale ressaltar que apesar de já ter alguma experiência no campo da literatura, com pelo menos dez obras já escritas e algumas dezenas de fanzines já publicados, esse é o primeiro livro publicado.