Livro em quadrinhos ‘Caboquinho Reflexo’ será lançado na galeria do Largo São Sebastião

Com intuito de promover uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente contanto histórias de um ‘caboquinho’ e suas aventuras na Região Amazônica, será lançado o livro em quadrinhos ‘Caboquinho Reflexo’. O evento acontece no sábado (28), a partir das 19h, na galeria do Largo São Sebastião, na rua Costa Azevedo, bairro Centro, zona sul de Manaus. A iniciativa faz parte de um projeto da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A obra idealizada pelo artista Eunuquis, conta a história de uma turma de amigos que tenta resgatar a vida da fauna e flora na cidade de Manaus. Ele explica que a aventura começa quando a turma está se divertindo no Bosque da Ciência e são engolidos pela árvore Samaúma.
Ao sair dela, os caboquinhos encontram uma cidade sem vida e com aves geneticamente modificadas, que levam os personagens ao lugar mais frio do mundo. Lá, o grupo tentará reverter a mortalidade que se abateu sobre a flora e fauna da cidade.

De acordo com Eunuquis, o personagem principal da obra foi inspirado em seu filho que, na época da criação do personagem, tinha 6 anos de idade. O autor ressalta que incentivar o cuidado com a natureza é o principal objetivo do ‘Caboquinho’.

“A proposta de lançar um livro com um tema amazônico é minha e o personagem caboquinho é o meu filho, que hoje tem 28 anos. Reflexo (título do livro) é um nome que eu escolhi por conta da reflexão a respeito do meio ambiente que precisamos ter. Se não cuidarmos do meio ambiente hoje, em um mundo futuro, pode acontecer um desequilíbrio”, explicou.

Lançamentos

Para o diretor do departamento de literatura da Secretaria de Estado de Cultura, Antônio Ausier, o lançamento da obra faz parte de uma campanha de democratização da literatura.

“O lançamento do livro é o primeiro passo para uma série de produções literárias que serão lançadas no Estado, produções estas que poderão ser revistas, livros e demais obras. Esse projeto pretende promover a popularização da literatura no Amazonas e tornar esses conteúdos conhecidos a todos”, pontuou.

Esta é a quarta edição do livro, que foi formulado pelos roteiristas Eunuquis, Railson Rocha, Jaqueline Ferreira e Romahs, com a proposta de contar histórias reflexivas sobre o meio ambiente. O evento de lançamento do livro é gratuito e a obra, que tem classificação livre, custa R$ 20.