Luis Fabian assume Seduc após saída de Castro do cargo

Com a saída de Luiz Castro da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em meio a escândalos de corrupção na pasta, o secretário executivo da Seduc, Luis Fabian Pereira Barbosa responderá pelo cargo. O decreto com sua nomeação foi assinado pelo governador Wilson Lima na última quarta (28) e publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas, nesta sexta-feira (30). (Veja documento no final da matéria)

Luis Fabian foi um dos nomes que apareceram no início do mandato de Wilson para assumir o cargo de titular da pasta, que acabou ficando com Castro. Na ocasião, Fabian ficou a frente da Secretaria Executiva da Seduc, onde permaneceu até agora.

A edição do Diário Oficial também traz a exoneração de Luiz Castro, que confirmou sua saída na página oficial do Governo do Estado, por meio de transmissão ao vivo. (veja documento no final da matéria)

Em seu pronunciamento, Castro lembrou sua trajetória política e alegou que recebeu uma Secretaria desorganizada, o que segundo ele, demandou muito trabalho na área administrativa. Além disso, Castro diz ter sido alvo “fácil” de calúnias e difamações “daqueles que não querem ver o Amazonas crescer”.

Ele também se defendeu das denúncias feitas pelo empresário Francisco Luiz Dantas Silva, dono da empresa Dantas Transporte, que cobre 21 municípios no Estado com serviços de transporte Escolar, afirmando que elas não o envolvem.

O empresário levou ao Ministério Público de Contas (MPC) informações de irregularidades em contratos com a Secretaria de Educação, com cobrança de “mensalinho” de R$ 20 mil em contratação com dispensa de licitação para o transporte escolar de estudantes da capital e do interior.

Confira documentos na íntegra