Luiz Castro denuncia construção ilegal de estrada na reserva Adolpho Ducke

castro23

O deputado estadual Luiz Castro (PPS) informou, em Comunicado Parlamentar, durante a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (28), que participou de uma reunião realizada na sede do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) sobre a construção de um trecho do Linhão de Tucurui dentro da reserva florestal Adolpho Ducke, localizada na área urbana de Manaus.

Segundo o parlamentar, a empresa responsável pela obra construiu uma estrada ilegal dentro da área da reserva, causando desmatamento, sem qualquer procedimentos de compensação ambiental. O parlamentar também denunciou a falta de licenciamento ambiental, de fiscalização e lembrou a importância da reserva Ducke para a qualidade de vida na capital e da preservação de animais como o Sauim de Coleira, ameaçado de extinção e símbolo da cidade de Manaus.

“A reserva Ducke também garante o equilíbrio climático de uma cidade que já é muito quente e derrubar essa reserva símbolo, sem os cuidados de preservação, de compensação de todo esse impacto que poderia ter sido evitado ou que pelo menos deveria ter sido compensado, através de uma obra federal é algo inadmissível. O governo federal, que deveria  dar o bom exemplo, não só dá o mal exemplo como pratica o crime ambiental por meio de uma empresa que foi licenciada pelo órgão licenciador federal e que não foi devidamente fiscalizada na execução das suas obras. Nós estamos agora recorrendo ao Ministério Público Federal e vamos cobrar o reparo do dano já cometido”, informou.