Luiz Castro elogia Iphan pela sinalização da área do tombamento do Encontro das Águas

deputado luiz castro

O deputado estadual Luiz Castro (PPS) parabenizou, nesta quarta-feira (20), em Sessão Plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pelo início do trabalho de colocação das placas de sinalização na área do tombamento do Encontro das Águas. O parlamentar estendeu os cumprimentos ao movimento SOS Encontro das Águas, do qual ele faz parte, pelo sucesso da mobilização pela preservação deste patrimônio natural do Estado.

“Foi e é uma batalha importante da preservação ambiental e de uma visão socioambiental de sustentabilidade. O encontro das Águas tem uma importância enorme para Manaus e para o nosso Estado, inclusive do ponto de vista turístico, cientifico e ecológico. Queremos dizer que somos favoráveis sim à construção de um novo porto, ao Polo Naval, mas nós não queremos que o Encontro das Águas seja destruído e queremos que o Polo Naval seja muito cuidadosamente implementado para causar o mínimo impacto ambiental, não prejudicar as comunidades”.

Durante o discurso, o deputado estadual repercutiu ainda denúncia feita por um oficial do Batalhão Ambiental da Polícia Militar que teria sido destituído por ter se recusado a receber propina de madeireiros.

“Entendo que essa é uma denúncia gravíssima e estamos cobrando a apuração rigorosa dessa denúncia. O oficial afirmou ter sido retaliado por conta de terem sido rigorosos e cumprirem a lei em relação a madeira retirada ou transportada de forma ilegal e também a carne de caça. Só em uma operação meia tonelada de carne de caça foi apreendida”, descreveu.