
Foto: divulgação
A primeira noite do Festival Folclórico de Parintins acontece nesta sexta-feira (24). Por sorteio, o Boi Garantido vai iniciar a apresentação de hoje com o subtema ‘Povo Vermelho como Brasa!’
Confira a sinopse

Foto: ilustrativa/ divulgação
“O protagonista coletivo do espetáculo do Boi Garantido, o Povo Vermelho, entra em cena na primeira noite com suas matizes indígena e cabocla. Desde a chegada do colonizador à Amazônia de hoje, modos de vida de diversos povos originários são subjugados política, culturalmente ou pela força.
O caboclo ribeirinho, tipo social que emergiu da confluência de diferentes etnias no vale amazônico, enfrenta a invisibilidade social e o abandono pelo Estado nos rincões da floresta.

Foto: ilustrativa/ divulgação
O Garantido trará para a arena do bumbódromo o que nos permitiu seguir: a luta e a resistência do Povo Vermelho. Povo Vermelho da Baixa do São José, Povo de Pele Vermelha, Povo Caboclo que pinta a cara de encarnado para brincar no folguedo que se perpetuou como alívio durante momentos de sofrimento.
Em nosso ato inicial, mostraremos uma história que não romantiza nem defende a perversa narrativa que coloca os povos originários e tradicionais como obstáculos ao “progresso” a qualquer custo. Pelo contrário, buscaremos “amazonizar” nossos traços e romper os grilhões de punhos outrora presos a correntes, destroçando a máscara que um dia silenciou nossa gente. Falaremos de muita coragem de indígenas e caboclos que mantêm a Amazônia de pé!”