Mais de 1.200 novos casos de Covid-19 são registrados no Amazonas

Com a população ignorando as recomendações de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), continuando mantendo casas de shows lotadas, encontros em grupo com amigos e o não-uso das máscaras, a tendência é voltar a aumentar o número de pessoas infectadas com o novo coronavírus no Amazonas. E é o que está acontecendo, como informou o Boletim Diário de Covid-19 feito pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), que apontou o diagnóstico de 1.217 novos casos de Covid-19, aumentando para 193.544 o número de casos de doença registrados no Estado.

Na última atualização do boletim, feita no final da tarde desta terça-feira, (22), foram confirmados 17 óbitos por Covid-19, sendo três ocorridos no dia 21/12 e 14 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 5.111 o total de mortes.

Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira (21/12), foram registrados 13 sepultamentos por Covid-19. O boletim acrescenta ainda que 23.149 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas pelas secretarias municipais de saúde, o que corresponde a 11,96% dos casos confirmados ativos.

Entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 555 pacientes internados, sendo 337 em leitos (88 na rede privada e 249 na rede pública), 209 em UTI (65 na rede privada e 144 na rede pública) e nove em sala vermelha, estrutura voltada à assistência temporária para estabilização de pacientes críticos/graves para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Há ainda outros 91 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 53 estão em leitos clínicos (44 na rede privada e nove na rede pública), 29 estão em UTI (22 na rede privada e sete na rede pública) e nove em sala vermelha.

Em Manaus, foram notificados 235.717 casos, enquanto no interior do estado, o número chega a 253.156. A consolidação dos casos notificados no Amazonas é realizada pela FVS-AM a partir de informações obtidas em três sistemas: e-SUS Notifica, Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), até às 10h de cada dia.

A FVS-AM volta a alertar a polução sobre a eficácia do uso da máscara, sobre manter a distância entre as pessoas, a lavagem das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel, que são recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus da Covid-19, que continua presente no Estado.

O órgão alerta, ainda, que a flexibilização dos serviços e comércios não descredencia essas medidas que são essenciais para manter as atividades funcionando.